Ação Missionária Ribeirão Preto – Manaus completa 20 anos

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, desde 2006, firmou uma colaboração missionária com a Igreja na Amazônia, denominada Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus e Itacoatiara. Em2023 deixamos a paróquia atendida na Prelazia de Itacoatiara, e passamos a concentrar as ações missionárias em Manaus, renomeando para Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus. Na Arquidiocese de Manaus temos a responsabilidade por duas paróquias: uma na cidade de Manaus, e outra no município de Careiro da Várzea. Esta ação missionária, desde quando foi assumida, tornou-se uma grande e bela presença da nossa Igreja Particular junto à Arquidiocese de Manaus. Com o incentivo de Dom Moacir Silva e a Pastoral Presbiteral os trabalhos receberam novo ânimo e revigoramento, impulsionando o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo naquela região!

A Ação Missionária nasceu quando a Arquidiocese de Ribeirão Preto atendeu ao apelo de Dom Luiz Soares Vieira, então Arcebispo de Manaus, que solicitou uma colaboração missionária para com sua Igreja Particular. No final do ano de 2005, Dom Arnaldo Ribeiro, então Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, enviou os padres Marcos Cândido e Nivaldo Aparecido Gil à Manaus, com a missão de, com os bispos locais, definirem as paróquias às quais a Arquidiocese Ribeirão Preto se responsabilizaria.

Em 02 de março de 2006, Dom Arnaldo Ribeiro, acompanhado do reitor do Seminário Maria Imaculada, padre Elviro Pinheiro da Silva Júnior, foram até Manaus para iniciar oficialmente o Projeto, acompanhando os dois primeiros padres: Acássio Ferreira Rocha e Nivaldo Aparecido Gil, destinados a assumirem duas paróquias: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Careiro da Várzea, e Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Manaus. Após a permanência em Manaus por uma semana, e depois de todas as reuniões previstas, Dom Arnaldo e Dom Luiz, firmaram um Convênio Missionário, isto é, o Projeto Missionário Ribeirão Preto/Manaus, por tempo indeterminado, hoje intitulado: “Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus”.

Na na edição do Boletim Igreja-Hoje, abril de 2006, assim escreveu Dom Arnaldo Ribeiro: “Até que, enfim, começa a se concretizar um velho sonho missionário. Nossa Igreja de Ribeirão Preto está enviando para as Missões além fronteiras, no Amazonas, dois de seus Sacerdotes. Padre Nivaldo Aparecido Gil, Pároco do Sagrado Coração de Jesus, em Ribeirão Preto e Padre Acássio Ferreira Rocha, Pároco de Cruz das Posses, em Sertãozinho, são os enviados, são os Missionários da Igreja de Ribeirão Preto. Eles estão indo para Manaus, no Amazonas. Eu vou levá-los, logo depois das Cinzas, para que comecem o seu trabalho, na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na periferia de Manaus, no primeiro domingo da Quaresma”.

E Dom Arnaldo acrescentou na mensagem falando da importância da natureza missionária da Igreja: “Assim reza o contrato que assinei com o Arcebispo de Manaus, Dom Luís. Estamos enviando dois Missionários. Este envio deve ter a possibilidade de despertar em cada um de nós, Padres ou Leigos, esta vocação missionária. Precisamos estar conscientes desta vocação missionária. Ou somos missionários ou não somos a Igreja de Jesus Cristo. Esta vocação missionária não é privilegio daqueles que partem para a Missão. Os que ficam, não podem lavar as mãos, como se bastasse que eles sejam missionários. Cada um tem de estar convencido desta missionariedade. Para poder enviar estes dois Padres para Manaus, eu tive de movimentar o nosso ‘tabuleiro’, mexendo com um número razoável de Padres. Estas transferências têm de ser um gesto missionário. E as Paróquias atingidas devem saber que estão fazendo parte integrante deste ‘jogo missionário’.

E, ao finalizar a mensagem, dom Arnaldo fortaleceu a motivação para darmos sequência a ação missionária, rezarmos pela missão, e sermos missionários nas ações da nossa Arquidiocese: “Hoje temos dois Padres em serviço missionário. Isto não quer dizer que transferimos para eles nossa obrigação missionária. Mesmo ficando em casa, devemos assumir nossa obrigação e nosso compromisso missionários. Oração pelas Missões. Interesse e apoio a seus trabalhos missionários. Ajuda financeira e material para seus muitos trabalhos. Todos nós somos corresponsáveis. Que este envio missionário seja uma graça especial para nossa Igreja e para cada um de nós. Cresça em nós esta consciência missionária”.

Desde então este, nossa Arquidiocese assumiu este Projeto e ele é uma grande e bela presença de nossa Igreja Particular na Arquidiocese de Manaus. Com Dom Moacir Silva os trabalhos ganharam novos ânimos e o incentivo para que a Igreja seja lá também anunciadora da Boa Nova de jesus Cristo!

Presença Arquidiocesana: Nestes 20 anos de Ação Missionária, estiveram no ofício de pároco ou vigário paroquial nas paróquias atendidas na Amazônia os padres: Acássio Ferreira Rocha, Nivaldo Aparecido Gil, Marcus Vinícius Miranda, Aparecido Donizeti Maciel, Thiago José Barbosa Oliveira dos Santos, Edmário Bezerra Gomes, Eulálio Arteaga Piñon, Cláudio Pires Marçal, Rodrigo Barcelos e Luís Fernando Carnielli Gataroso. E estiveram em períodos curtos colaborando nas mesmas paróquias os padres: Manoel Aparecido do Espírito Santo, Nilton Peres de Souza, Antônio Élcio de Souza, Ademir Baratelli, Leandro Donizete Ramos, Kleber Tostes Pedro, Márcio Luiz de Souza, Ivonei Adriani Burtia, Alcides Pizeta Neto, Ilson Vicente Olimpio, Luís Gustavo Benzi, Alessandro Daniel Tenan, Washington Nascimento, Marcos Cândido, Sergio Carmona, Edgard Sebastião Rosse, Pedro Luís Schiavinato, Pedro Ricardo Bartolomeu, Luís Augusto Olivo Camargo, Cláudio Gonçalves Nunes, João Donizeti Gironi (in memoriam).

Veja também:

Ressurreição de Cristo: acontecimento real

O “Documento Final da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão”, publicado em 24 de novembro de 2024, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, pelo saudoso Papa Francisco, reúne os frutos da escuta sinodal das duas sessões sinodais