Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo (cf. Lc 10, 27) é o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)

Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo (cf. Lc 10, 27) é o tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é uma iniciativa de significância global, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. Neste período especial (que varia no hemisfério Norte e Sul), pessoas cristãs se unem em oração e reflexão, buscando fortalecer os laços de fraternidade e compreensão entre as diferentes tradições cristãs. A SOUC é marcada por uma história rica e uma abordagem inclusiva, que reconhece a diversidade e promove o diálogo interconfessional.

Em um contexto de crescente polarização e conflitos, a importância da SOUC é ainda mais evidente. Em um mundo onde cada vez mais pessoas se fecham em suas próprias bolhas ideológicas e religiosas, a SOUC oferece um espaço de encontro e reconciliação. O tema deste ano, “Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo”, baseado em Lucas 10:27, ressalta a importância do amor ao próximo como expressão genuína da fé cristã.

Diante desses desafios, a SOUC se apresenta como uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a paz e a unidade, buscando superar barreiras e construir pontes entre diferentes comunidades de fé. Que este ano, possamos celebrar a SOUC de maneira inclusiva, reconhecendo que o verdadeiro amor a Deus se manifesta no amor e no respeito ao próximo.

História

A história da SOUC remonta a iniciativas pioneiras que datam do início do século XX. No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja.

Burkina Faso

Este ano, os materiais foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, em meio a um contexto de tensão e perseguição religiosa. A escolha do tema reflete a realidade de conflitos e extremismos religiosos enfrentados por comunidades cristãs em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

Acesse aqui os subsídios

Fonte: Conic

 

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar