Animação Bíblica

Neste mês de setembro voltamos o nosso pensamento e o coração para a animação bíblica da pastoral. Temos a Comissão de Animação Bíblica que está trabalhando num Projeto Arquidiocesano de Animação Bíblica da Pastoral.

O grande desafio da Animação Bíblica da Pastoral (ABP) é recuperar, para todos os fiéis, a riqueza da Escritura como alimento imprescindível que a Cabeça (o Senhor glorificado) oferece ao seu Corpo (a Igreja redimida).

As tarefas da ABP se deduzem da natureza e função da Escritura como mediação do encontro e comunhão da Cabeça gloriosa com seu Corpo redimido.

Os ensinamentos do Concílio Vaticano II assumidos pelas Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano descrevem a Sagrada Escritura como “Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo, confiada à Igreja para nossa salvação” (DV, 11; 21).

Desta descrição se deduzem a três tarefas básicas da animação bíblica da evangelização do povo de Deus.

a) Como a Bíblia é obra literária, se acede à Palavra de Deus mediante “a linguagem” dos autores, que a colocaram por escrito. Para conhecer adequadamente a Palavra de Deus se requer, portanto, interpretar a mediação de comunicação (linguagens) de autores humanos, segundo seus contextos literários, históricos e religiosos.
Um primeiro trabalho da ABP é acompanhar a compreensão dos sentidos genuínos dos textos bíblicos, pelo que deve ser escola de interpretação ou de conhecimento da Palavra de Deus.

b) Como a Bíblia é obra literária inspirada pelo Espírito, nos dá a conhecer “a verdade que Deus quis consignar nos livros para nossa salvação” (DV, 11). Portanto, a Palavra de Deus, que a Escritura contém em linguagem humana, é viva e eficaz para os discípulos missionários, pois hoje torna presente o Senhor como Messias Salvador.
Um segundo trabalho da ABP é ajudar e ensinar o discípulo missionário a atualizar a Palavra de Deus, mediante o diálogo permanente com Jesus Cristo, que deve ser escola de comunhão e oração, isto é, de encontro orante com o Senhor, graças aos textos bíblicos inspirados.

c) Como a Bíblia está confiada à Igreja para que a proclame como Palavra “grávida” de salvação é – por um lado – lugar teológico e pastoral de discernimento e – por outro – fonte e conteúdo da evangelização.
Um terceiro trabalho da ABP é educar os discípulos missionários para proclamar a Palavra e “atualizá-la”, isto é, concretizá-la em motivações, afetos e condutas que respondam aos sentimentos de Jesus (Fl 2, 5), pelo que deve ser escola de evangelização inculturada ou de proclamação da Palavra.
Deste modo, a “Animação Bíblica da Pastoral” satisfaz a permanente necessidade dos discípulos de Jesus de nutrir-se com o pão da Palavra, mediante a interpretação adequada dos textos, de seu emprego como mediação de diálogo com Jesus Cristo e como alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus Cristo a todos.

Uma das formas mais adequadas para nutrir-se com toda a riqueza do pão da Palavra – segundo os Bispos na Conferência de Aparecida, em 2007 – é a Lectio Divina, apresentada como uma das mais importantes tarefas da ABP. Este exercício de leitura orante da Sagrada Escritura suscita o encontro com Jesus-Mestre, o conhecimento do mistério de Jesus-Messias, a comunhão com Jesus Filho de Deus e o testemunho de Jesus-Senhor do universo (DAp 249).

O encontro verdadeiro com Jesus Cristo e com os irmãos é caminho de encontro consigo mesmo, mediante o discernimento que afronta a própria existência (intenções, motivações e ações) com o projeto do Pai de alcançar “a maturidade conforme a plenitude de Jesus de Nazaré, seu Messias e Filho”.

A Palavra de Deus é caminho de reconstrução de personalidades intensamente humanas e intensamente discipulares e missionárias.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Boletim Arquidiocesano Igreja-Hoje
Setembro/2022

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar