Apelo de Leão XIV: parar a tragédia da guerra antes que ela se torne um precipício irreparável

Apelo de Leão XIV: parar a tragédia da guerra antes que ela se torne um precipício irreparável

Vatican News

Na noite de quinta-feira, 13 de junho, Israel lançou um poderoso ataque contra o Irã. Tel Aviv atacou a infraestrutura nuclear iraniana, decapitou seus líderes militares, matou cientistas de alto escalão e destruiu radares e bases de mísseis, utilizando aviões de guerra e drones contrabandeados para o país anteriormente. O Irã respondeu com vários ataques de mísseis contra Israel. O bombardeio entre os dois lados é contínuo.

Já na madrugada deste domingo, 22 de junho, os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares iranianas, entrando assim “oficialmente” na guerra entre Israel e Irã.

Com os últimos desdobramentos do conflito no Oriente Médio, o premente apelo do Papa Leão XIV pela paz após rezar o Angelus:

“Sucedem-se notícias alarmantes vindas do Oriente Médio, especialmente do Irã. Neste cenário dramático, que inclui Israel e Palestina, leva ao risco de cair no esquecimento o sofrimento quotidiano da população, especialmente em Gaza e em outros territórios, onde a urgência de um adequado apoio humanitário se torna cada vez mais urgente.

Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e invoca a paz. É um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo fragor das armas e por palavras retóricas que incitam ao conflito. Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra, antes que ela se torne um precipício irreparável. Não existem conflitos “distantes” quando a dignidade humana está em jogo.

A guerra não resolve os problemas, mas os amplifica e produz feridas profundas na história dos povos, que levam gerações para cicatrizar. Nenhuma vitória armada poderá compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado.

Que a diplomacia faça silenciar as armas! Que as Nações moldem seu futuro com obras de paz, não com violência e conflitos sangrentos!”

As saudações

Depois do apelo, a saudação dirigida aos grupos presentes na Praça São Pedro, em particular aos “parlamentares e prefeitos presentes por ocasião do Jubileu dos Governantes e dos Administradores”.

Ao final, a bênção a todos aqueles que participam ativamente da festa de Corpus Christi, “também com canto, música, arranjos florais, artesanato e, acima de tudo, com oração e procissão. Obrigado a todos e tenham um bom domingo!”

Fonte: Vatican News

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar