Arcebispo, padres e diácono celebraram aniversário de ordenação em dezembro

Arcebispo, padres e diácono celebraram aniversário de ordenação em dezembro

O mês de dezembro marcou uma série de celebrações de aniversário de ordenação presbiteral, diaconal e episcopal. As celebrações de ação de graças são momentos de fazer memória e expressar a gratidão a Deus advinda da alegria e da vocação em estar a serviço do povo de Deus.

No dia 3 de dezembro, celebraram 40 anos de ordenação sacerdotal, o padre Antônio Sávio e o cônego Antônio Garcia Felix, ambos ordenados na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em 03 de dezembro de 1982, por Dom Romeu Alberti. O arcebispo Dom Moacir Silva celebrou em 6 de dezembro, os 36 anos de ordenação sacerdotal, e no dia 11 de dezembro, o 18º ano de ordenação episcopal. Em 8 de dezembro, o padre João Carlos Pedroza, celebrou o jubileu de prata sacerdotal. No dia 10 de dezembro, na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio da Alegria, o diácono Eliseu de Assis, celebrou 40 anos de ordenação diaconal. Ele foi ordenado diácono em 17 de dezembro de 1982, por dom Romeu Alberti.

Quase Paróquia Santa Rita de Cássia

Com o coração transbordando de alegria a Quase Paróquia Santa Rita de Cássia, no Portal do Alto, em Ribeirão Preto, celebrou na noite de 3 de dezembro, os 40 anos de ministério sacerdotal do pároco padre Antônio Sávio. A celebração foi presidida pelo padre Amauri Sergio Marques, pároco da paróquia São Benedito, no Jardim Procópio, a homilia ficou sob a responsabilidade do padre Leandro Carlos dos Santos Pupim, pároco da paróquia São Pedro e vigário forâneo da forania Santo Antônio Maria Claret, e os serviços litúrgicos a cargo do diácono Rodrigo de Assis.

@igrejasantoexpeditopaiva

Na homilia, padre Pupim, recordou a trajetória do padre Sávio bem como os diversos trabalhos realizados por ele em seu ministério. Um fato importante e de presença fraterna e presbiteral na vida do padre Sávio, quando em uma fase de estudos em Belo Horizonte (MG), foram as visitas e acompanhamento ao arcebispo emérito dom Arnaldo Ribeiro, internado no por um longo tempo no Hospital Madre Tereza, e vindo a falecer em 15 de dezembro de 2009.

@igrejasantoexpeditopaiva

Padre Sávio no decorrer de seu ministério sacerdotal exerceu diversas funções, entre elas: Assessor Eclesiástico da Catequese, Coordenador da Campanha da Fraternidade 2008, que refletiu o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema: “A serviço da vida e da esperança”; Professor, Coordenador e Assessor no Colégio Marista; Administrador Paroquial das paróquias São Francisco de Assis e Santo Agostinho (atual São João Batista – Santa Cruz), e Cristo Rei (Iguatemi), nesta última paróquia acompanhou concomitantemente por um tempo na função de Vigário Paroquial (equivalente na época a Administrador Paroquial) as Igrejas São Pedro Apóstolo, em Jurucê, e São Pedro e São Martinho, em Guatapará.

Santa Luzia e Cássia dos Coqueiros

O Cônego Antônio Garcia Felix, pároco emérito de Santa Luzia, na Vila Lobato, em Ribeirão Preto, celebrou os 40 anos de ministério sacerdotal, no dia 4 de dezembro, primeiro na comunidade Jesus Esperança, área da paróquia Jesus de Belém, no Quintino Facci II, onde presidiu a missa e depois partilhou de um café comunitário. Ainda no mesmo dia, presidiu a abertura da novena da padroeira na paróquia Santa Luzia, momento singular para retornar a paróquia onde exerceu seu ministério sacerdotal por 20 anos.

@pslrbpreto

No 3º Domingo do Advento, 11 de dezembro, cônego Garcia celebrou na paróquia Santa Rita de Cássia, em Cássia dos Coqueiros, paróquia onde também exerceu o ministério. Nos 40 anos de exercício do ministério sacerdotal na Arquidiocese de Ribeirão Preto, cônego Garcia passou pelas seguintes paróquias: Ribeirão Preto: Santa Maria Goretti, Nossa Senhora da Penha, e Santa Luzia; Divino Espírito Santo (Serra Azul), Santa Rita de Cássia (Cássia dos Coqueiros). Também colaborou com as comunidades de Bento Quirino e Guatapará. Atualmente colabora na função de notário da Câmara Eclesiástica de Ribeirão Preto.

São Simão Apóstolo

Na solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, 8 de dezembro, o padre João Carlos Pedroza presidiu a celebração dos 25 anos de ordenação sacerdotal. Padre Pedroza foi ordenado em 8 de dezembro de 1997, por dom Arnaldo Ribeiro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Seixas, em Ribeirão Preto.

Foto: Pe. Alex Cássio Pereira

A missa em ação de graças foi concelebrada pelos padres: Ivonei Adriani Burtia, Representante dos Presbíteros, Luís Gustavo Benzi, José Eduardo Previato Carmanham, e a homilia proferida por Monsenhor Orlando Aparecido de Souza Panacci, reitor do Seminário Maria Imaculada em um dos períodos formativos do padre Pedroza, e fundador da Comunidade Missionária Providência Santíssima (CMPS), e o serviço litúrgico do diácono Marcelo Limberti. Estiveram presentes o candidato ao diaconato Luís Bimbati, o padre Alex Cássio Pereira, amigos, familiares e paroquianos.

Dom Moacir celebra 36 anos de ordenação sacerdotal e 18 anos de ordenação episcopal

O arcebispo dom Moacir Silva celebrou em dezembro duas datas importantes em sua missão de servir a Deus e ao povo de Deus. Em 6 de dezembro celebrou 36 anos de ordenação sacerdotal. Dom Moacir foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1986, sendo o sexto padre a ser ordenado na Diocese de São José dos Campos. Seu lema sacerdotal é “Sacerdote: homem de Deus em meio aos homens”. E, em 11 de dezembro, dom Moacir celebrou 18 anos da ordenação episcopal, ocorrida em 2004, em São José dos Campos. Seu lema episcopal é “Permanecei em mim” (Jo 15, 4), que expressa sua firme convicção de que só é possível viver e realizar bem o ministério episcopal numa profunda intimidade com Jesus Cristo, o Bom Pastor

Diácono Eliseu celebra 40 anos de ordenação diaconal

Na paróquia Santo Antônio de Pádua, no dia 10 de dezembro, em Santo Antônio da Alegria, o diácono Eliseu de Assis celebrou 40 anos de ordenação diaconal. Diácono Eliseu faz parte do primeiro grupo de diáconos ordenados na arquidiocese. Ele foi ordenado em 17 de dezembro de 1982, por dom Romeu Alberti, em Santo Antônio da Alegria. A Associação dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Adparp) esteve presente na celebração com a presença de alguns diáconos, sendo acolhidos pelo pároco padre Luciano Roberto Camargo e comunidade paroquial.

@adparp

Em mensagem a Adparp desejou muitas bênçãos ao diácono Eliseu: “Celebrar a vida e o ministério do Diácono Eliseu é para nós que estamos no início da caminhada diaconal um grande testemunho. É possível! Sua simplicidade evidente, seu amor e sua dedicação pela Igreja nos anima a continuar mesmo com tantos obstáculos, a seguir em frente. Que Deus abençoe ao nosso Diácono e a todos os que se fizeram presente e que colaboraram para concretização desta bela homenagem de gratidão a este homem tão nobre de vida simples, dedicada e de doação à Igreja e especialmente aos pobres e fragilizados” expressou a mensagem da Adparp.

Assessoria de Imprensa
Arquidiocese de Ribeirão Preto

Veja também:

Inscrições para o Curso Estudos Bíblicos 2023

A Escola Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto retoma as atividades formativas do “Curso Estudos Bíblicos” com a abertura de novas turmas para este ano de 2023. O curso conta com 12 módulos e tem a duração de três anos (março/junho e agosto/novembro).