Arcebispo participa de encontro de partilha com padres e diáconos das dez foranias

Uma série de dez encontros on-line para partilha de vida, espiritualidade, proximidade, comunhão e unidade, foram realizados entre os dias 21 de abril e 18 de maio de 2021, com os padres e diáconos das foranias da arquidiocese. Os encontros tiveram a participação do arcebispo Dom Moacir Silva, do Padre Luis Gustavo Tenan Benzi, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e do Padre Ivonei Adriani Burtia, Representante dos Presbíteros (Pastoral Presbiteral). A convivência fraterna ocorreu via plataforma Google Meet, e reuniu, de acordo com as possibilidades de cada um, os padres e diáconos das dez foranias. Os encontros aconteceram nas seguintes datas: 21 de abril: Forania São José; 27 de abril: Forania Santa Maria Goretti; 28 de abril: Forania Nossa Senhora Aparecida; 29/04: Forania Bom Jesus da Cana Verde; 30/04: Forania Santo Antônio Maria Claret; 04/05: Forania São Sebastião; 11/05: Forania Cristo Operário; 12/05: Forania Santo Antônio; e 18/05: Foranias Bom Jesus da Lapa e São Bento.

Os encontros de partilha ganham importância diante do prolongamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), e são momentos edificantes de comunhão e fraternidade presbiteral. Os padres e diáconos compartilham os desafios e as experiências neste tempo de pandemia: dificuldades, medos, espiritualidade, manutenção paroquial, expectativas etc. Neste tempo de pandemia este é o segundo encontro de partilha realizado por foranias com a presença do arcebispo. O primeiro ciclo de encontros aconteceu no ano passado, e é importante recordar que periodicamente as foranias mantém um calendário de reuniões presididas pelo vigário forâneo. Estes momentos on-line consolidam a oportunidade de reencontro para muitos, uma vez que, as restrições aos encontros presenciais (isolamento social), impossibilitam a realização dos encontros pastorais e de espiritualidade.

Pastoral Presbiteral

Neste primeiro semestre a Pastoral Presbiteral promoveu o encontro dos padres com o arcebispo Dom Moacir Silva por tempo de ordenação. Os encontros ocorreram no formato on-line e propiciaram um momento de oração, reflexão e partilha. Dom Moacir Silva nestes encontros refletiu a homilia do Papa Francisco da Quinta-feira Santa (1º de abril – Santa Missa Crismal). Os encontros aconteceram nas seguintes datas: 22 de abril: Padres de 11 a 15 anos de ordenação; 23 de abril: Padres de 01 a 05 anos de ordenação e 19 de maio: Padres de 16 a 20 anos de ordenação.

Arquidiocese de Ribeirão Preto