Arquidiocese celebra a festa do padroeiro São Sebastião

A Catedral Metropolitana de São Sebastião concluiu as festividades do padroeiro da Arquidiocese de Ribeirão Preto com a missa seguida de procissão, em 21 de janeiro de 2024, às 18h30, presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva. Neste ano, o feriado municipal de São Sebastião caiu no sábado e as atividades da solenidade do padroeiro tiveram programação estendida no final de semana, com duas missas e a Adoração ao Santíssimo no dia 20, e quatro missas no domingo (21), sendo a última seguida da procissão. As celebrações foram presididas pelo pároco padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, e pelo vigário paroquial, padre João Marcos da Silva Carvalho; e os serviços litúrgicos do diácono Áureo João Nunes Ribeiro.

Na homilia, o arcebispo dom Moacir, lembrou os fiéis da necessidade de sermos testemunhas de Jesus Cristo a exemplo de São Sebastião. “Queridos irmãos e queridas irmãs, devotos e devotas do glorioso mártir São Sebastião. A celebração de nosso padroeiro é um convite para olharmos e avaliarmos nossa opção por Jesus Cristo e o como vivemos o seguimento dele, o como O testemunhamos no nosso dia a dia. É também um convite para avançarmos no caminho da santidade pessoal. Olhando a Palavra de Deus proclamada nesta celebração, compreendemos um pouco melhor a opção de São Sebastião por Jesus Cristo, opção levada a sério até as ultimas consequências, o derramamento do próprio sangue”, expressou dom Moacir.

Dom Moacir, ao meditar o texto do Evangelho, exaltou o compromisso e a fidelidade do santo padroeiro em testemunhar Jesus Cristo diante das provações. “São Sebastião viveu heroicamente este ‘não tenhais medo’. Aqui é bom nos perguntarmos: quais medos me atrapalham na vivência plena da fé, da esperança e da caridade? Quais medos me atrapalham no testemunho diário de Jesus Cristo? Quais medos que me impedem de ser verdadeiro discípulo missionário de Jesus Cristo? Diante deste questionamento, somos convidados a contemplar em São Sebastião sua coragem e fortaleza. Esta coragem e fortaleza de nosso padroeiro nos impulsiona a irmos em frente no nosso testemunho diário de Jesus Cristo, em casa, na rua, no trabalho, no lazer, na comunidade, na sociedade. Talvez não seja necessário derramar o nosso sangue como São Sebastião, mas nenhum de nós está dispensado de testemunhar Jesus Cristo concretamente no dia a dia”.

Ao concluir a homilia o arcebispo disse: “Por fim, peçamos ao nosso padroeiro São Sebastião que com sua coragem e fortaleza, e com sua intercessão em nosso favor nos impulsione no caminho de nossa santificação, na vivência da fé, da esperança e da caridade, testemunhando Jesus Cristo, hoje e sempre. Amém”.

Batatais: A celebração da novena do padroeiro na paróquia São Sebastião, na Vila Maria, em Batatais, refletiu o tema: “Concílio Vaticano II: 60 anos depois”, em preparação ao Ano Santo Jubilar de 2025. Durante os dias da novena e solenidade do padroeiro, 11 a 20 de janeiro, a paróquia acolheu diversos padres e bispos para rezar e abrilhantar as festividades do padroeiro. A paróquia tem como pároco o padre Marcos Roberto Carlos.

Cajuru: A Capela São Sebastião, no recinto do Campo Formoso, em Cajuru, administrada pela paróquia Cristo Rei, que neste ano completou 141 anos, celebrou de 11 a 19 de janeiro, a Novena de São Sebastião. Na festa do padroeiro, 20 de janeiro, foram celebradas três missas possibilitando uma melhor participação dos fiéis.

Jardinópolis: Com o tema: “Santo, mártir, protetor da verdade e da Palavra de Deus”, a paróquia São Sebastião, no Jardim Itamaracá, celebrou o tríduo de 17 a 19 de janeiro em preparação a festa do padroeiro. No dia 20, o pároco padre Fernando Soares, presidiu a solenidade de São Sebastião com a presença da comunidade paroquial e devotos do padroeiro.

Ribeirão Preto: No Parque São Sebastião, em Ribeirão Preto, a Comunidade São Sebastião, pertencente a paróquia Cristo Operário e São Judas Tadeu, realizou de 17 a 19 de janeiro, o tríduo em louvor ao padroeiro, e no dia 20, a festa do padroeiro presidida pelo pároco padre Marcos Cândido e na sequência a procissão.

Sertãozinho: A paróquia São Sebastião, em Sertãozinho, celebrou de 17 a 19 de janeiro, o tríduo com o tema: “Uma flecha não bastou para calar a sua voz” , em preparação a celebração da festa do padroeiro. No dia 20, festa de São Sebastião, o pároco padre Deolindo Sichinelle Neto, presidiu a missa seguida da procissão pelas ruas do território paroquial.

Veja também: