Arquidiocese celebra o Mês Vocacional 2021

Celebramos, anualmente, o mês de agosto como o mês Vocacional. Este ano, com o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, somos convidados a meditar, nos aprofundar e transformar em ações concretas, o lema: “Quem escuta a minha palavra, possui a vida eterna” (Cf. Jo 5,24).
Vale lembrar que, no capítulo cinco do quarto Evangelho, Jesus vai a Jerusalém para uma festa judaica e, próximo da porta das ovelhas, no Templo, havia a piscina de Betesda onde se concentravam alguns enfermos, aguardando que as águas fossem agitadas, para receberem a cura. Naquela ocasião, um homem enfermo há 38 anos, que não conseguia receber a cura pela água da piscina, é curado por Jesus; levanta-se, toma o próprio leito e anda. Mesmo sendo sábado, obedecendo às palavras de Jesus, ele carrega seu leito e anda, e assim a fama de Jesus se espalhou e suas obras foram sendo conhecidas.

Nossa resposta vocacional é sempre um obedecer à Palavra de Jesus dirigida a cada um de nós. É ele que vem ao nosso encontro, manifesta em nós sua Glória, chama-nos ao seu seguimento e nos envia para propagar as maravilhas do Reino: nessa experiência, provamos a Vida em plenitude; o sentido mais alto da nossa existência.

Nossa Arquidiocese, por meio do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional, propõe-nos uma oração a ser rezada em nossas comunidades ao longo deste mês:

Senhor Jesus, Pastor com coração manso e humilde que nos salva e nos envia, neste mês vocacional, queremos reafirmar a nossa adesão ao teu Reino, renovando a nossa vocação de discípulos-missionários, para anunciarmos o teu Evangelho, pois “quem escuta a tua palavra, possui a vida eterna” (Cf. Jo 5,24).

Humildemente te pedimos, Senhor, por Dom Moacir, nosso arcebispo; pelos nossos padres, sobretudo aqueles que estão idosos ou enfermos; os três diáconos transitórios; os diáconos permanentes com suas famílias; os vinte e cinco seminaristas de nossa arquidiocese; os religiosos e consagradas; os casais de noivos que estão sendo catequisados para o matrimônio; todos os catequistas; nossos idosos, jovens e crianças. Ajudai-nos na resposta de nossa vocação, afim de que vivamos a missão batismal: sermos sal da terra, luz do mundo e fermento na massa.

Enviai-nos, ó Senhor, vocacionados e vocacionadas generosos para servir o teu povo! Amém.

Que neste mês, unidos a toda Igreja no Brasil, renovemos nossa adesão a Cristo que nos chama, e tomando a história de nossa vida, cada um a seu modo, anunciemos as maravilhas do Senhor.

Padre Alexandre Canella Sanches
Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional (SAV/PV)

 

 

Veja também:

Formação Missionária: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão

O Pilar da Ação Missionária e o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizam no dia 09 de outubro (sábado), às 9 horas, a Formação Missionária on-line: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão. O encontro tem como inspiração o versículo bíblico: “Como são belos sobre o montes, os pés do mensageiro que anuncia a boa nova” (Is 52, 7).