Arquidiocese realiza Coletiva de Imprensa na abertura da Campanha da Fraternidade 2026

A Campanha da Fraternidade neste ano de 2026 tem por tema: “Fraternidade e Moradia” e o lema: “e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A CF traz em seu objetivo geral o desafio de: “A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral: “Promover, a partir da Boa-Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito, junto aos demais bens e serviços essenciais a toda a população”. O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva; o coordenador da Equipe de Campanhas, padre André Luiz Massaro, e o integrante da Equipe de Campanhas, Diácono Francisco Alves Ferreira Neto, e também a presença da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto, participaram, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2026, na Residência Arquiepiscopal, em Ribeirão Preto, da coletiva de imprensa na abertura da Campanha da Fraternidade 2026.

Fraternidade e Moradia

Na abertura da coletiva o arcebispo saudou os presentes e falou dos objetivos da Campanha da Fraternidade 2026: “Mais uma vez estamos aqui para apresentar a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e Moradia’ e como lema: lema ‘Ele veio morar entre nós’ (Jo 1,14). Mais uma vez, a Igreja no Brasil se debruça sobre a questão da moradia, da habitação, numa Campanha da Fraternidade. Isso revela que tem muito chão pela frente ainda para se resolver o problema da moradia no nosso país. Essa campanha, neste ano, quer dar mais um passo nesse sentido, chamando-nos a reflexão. O objetivo geral dessa campanha é promover, a partir da Boa Nova do Reino de Deus, em espírito de conversão, quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito junto aos demais bens e serviços essenciais a toda a população. O que orienta sempre a Campanha da Fraternidade é o chamado texto-base. É o texto mais importante da campanha, porque é onde ele aborda a profunda temática.

‘Ele veio morar entre nós’

Na sequência dom Moacir comentou a respeito dos conteúdos trazidos no texto-base da CF. “O texto-base se estrutura em três partes. Primeira parte, o ver, o olhar, tocar a realidade. A segunda parte, que é o julgado hoje, iluminar. Então, na segunda parte do texto, tendo presente o lema, ‘Ele veio morar entre nós’, essa frase bíblica vai orientar a reflexão, juntamente com toda a reflexão da Sagrada Escritura, dos Santos Padres, da Doutrina Social da Igreja e dos pontífices que trataram dessa questão. É aquela grande iluminação para orientar os fiéis e toda a Igreja no Brasil a buscar pistas para ir resolvendo esse problema da moradia. Hoje são mais de seis milhões de pessoas no Brasil que não têm moradia”.

Pastoral da Moradia

E, por último, o arcebispo abordou as ações concretas propostas pela CF, e revelou o sonho de rearticular o trabalho da Pastoral da Moradia na Arquidiocese. “Depois, o texto-base, na terceira parte, trata do agir. Olhamos a realidade, iluminamos essa realidade com a Palavra de Deus, com o ensinamento da Igreja e agora é preciso partir para uma ação. E o interessante é que não é apenas uma ação individual, é uma ação comunitária, eclesial, nos aspectos diversos, da política. Por isso, o texto-base nos apresenta propostas concretas para serem trabalhadas nas comunidades, nas cidades e nos municípios. Eu gostaria muito que esse texto-base fosse tratado além do nosso ambiente eclesial, fosse tratado, por exemplo, nas câmaras municipais dos 20 municípios que constituem a nossa arquidiocese. Seria muito interessante que nas câmaras municipais houvesse um espaço para pensar, trabalhar o texto-base da campanha, porque tem muita indicação de políticas públicas que dependem do legislativo e do executivo de cada lugar. Sonho ainda, que essa Campanha da Fraternidade ajude a reestruturar, a recomeçar a Pastoral Moradia aqui na nossa Arquidiocese”.

Clique aqui e acesse o áudio da Coletiva de Imprensa na íntegra

Veja também:

Arquidiocese realiza Coletiva de Imprensa na abertura da Campanha da Fraternidade 2026

A Campanha da Fraternidade neste ano de 2026 tem por tema: “Fraternidade e Moradia” e o lema: “e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva; o coordenador da Equipe de Campanhas participaram, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro de 2026, da coletiva de imprensa na abertura da Campanha da Fraternidade 2026.

Formação da Pastoral da Saúde em Ribeirão Preto

Com o tema: “A Pastoral da Saúde e suas dimensões: solidária, comunitária e político-institucional”, em 28 de fevereiro de 2026, às 14h, acontece no Santuário Nossa Senhora Aparecida