Arquidiocese de Ribeirão Preto disponibiliza a Síntese Arquidiocesana da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Arquidiocese de Ribeirão Preto disponibiliza a Síntese Arquidiocesana da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Em 28 de outubro, Festa de São Simão e São Judas, Apóstolos e Mártires, a Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou, a Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral, nas dependências do Seminário Maria Imaculada, Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp) e Casa Dom Luís, em Brodowski. O evento reuniu 285 participantes entre padres, diáconos, seminaristas, alunos da Escola Diaconal e leigos representantes paroquiais.

A pré-assembleia seguiu a metodologia da Conversação Espiritual (Diálogo no Espírito), em sintonia com a caminhada sinodal, e durante o dia os participantes organizados em 21 grupos trabalharam três temas: 1) as Diretrizes da CNBB e da Arquidiocese; 2) o Sínodo dos Bispos: Relatório da Síntese Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos (Etapa Nacional e Continental), Documento de Trabalho para a Etapa Continental, e o Instrumento de Trabalho para a Primeira Sessão; e 3) Para uma Igreja Sinodal em saída para as periferias: reflexões e propostas a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe (Celam). Na missa de encerramento da pré-assembleia os secretários dos grupos entregaram a síntese de cada um dos três momentos, e a partir deste material houve a elaboração da Síntese Arquidiocesana.

Síntese Arquidiocesana

A Síntese Arquidiocesana será um material importante a ser rezado e trabalhado durante o ano de 2024 nas paróquias, nas pastorais, nos movimentos e serviços arquidiocesanos, seguindo a orientação para o uso da metodologia da Conversação Espiritual. Na apresentação da síntese o arcebispo Dom Moacir Silva incentiva a meditação do material e explica brevemente os passos da Conversação Espiritual. “É com muita alegria e esperança que a apresento a Síntese Arquidiocesana da Pré-Assembleia, que aconteceu no dia 28 de outubro de 2023. É um texto para ser rezado, um texto para ser trabalhado com a metodologia da Conversação Espiritual”.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Luís Gustavo Benzi, na introdução da Síntese Arquidiocesana, comenta os passos para a elaboração do material como resultado da Pré-assembleia. “A Síntese que ora apresentamos é fruto deste momento! Não se trata de um documento final, pois ainda estamos em processo! Não se trata da imposição, como muitos pensam, de mais atribuições e ou atividades para as fileiras pastorais. Antes de tudo, é a voz do Espírito a ressoar a cada um de nós. Por isso, penso que esta Síntese não deve ser lida, mas rezada, por nós, por nossas Comunidades e grupos pastorais. E nesta oração, acompanhe-nos as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto, assumidas na 15ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral!”, comentou padre Gustavo.

Acesse aqui a Síntese Arquidiocesana da Pré-assembleia

Veja também: