De 08 a 10 de abril, as Relíquias de primeiro e segundo graus (ex corpore) do Beato Carlo Acutis, estiveram em peregrinação na Arquidiocese de Ribeirão Preto. A acolhida foi feita pela paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá, em Ribeirão Preto, e houve uma programação especial envolvendo Colégios Católicos, Setor Juventude, Movimentos, Associação Privada Internacional de Fiéis (Comunidade Shalom e Comunidade Missionária Divina Misericórdia), Centro Arquidiocesano de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), Seminário Maria Imaculada, Hospital (HC Criança), e a Catedral Metropolitana de São Sebastião. As relíquias foram trazidas e acompanhadas pelo padre Francisco Fábio da Costa Vieira (Padre Fábio), diretor espiritual do movimento Devotos de Carlo Acutis (DCA) no Brasil; e pelo Capelão Hospitalar, padre Josirlei Aparecido da Silva e paroquianos de Santa Ângela. As relíquias vieram em dois relicários, um deles continha uma relíquia de primeiro grau, ex-corpore, isto é, um fragmento do corpo; e o outro de segundo grau, um fio de cabelo e um objeto pessoal tocado pelo beato.
Padre Fábio comentou a importância de estar em Ribeirão Preto e peregrinar com as relíquias do Beato Carlo Acutis. “Realmente, a Arquidiocese de Ribeirão Preto está sendo singular nesse acolhimento. Quantas expressões de fé nesse encontro com Carlo Acutis. A devoção realmente é algo muito importante, porque nos aproxima de Deus. E esse era o desejo do Carlo, como ele mesmo dizia: ‘Non io, ma Dio’ (‘Não eu, mas Deus’). Então, sempre depois de um momento como esse, a gente vê os frutos. Muitas graças, com certeza, aconteceram, não só na paróquia, nos lugares onde a relíquia passou, mas no coração de cada um que foi tocado e sensibilizado com a vida desse jovem, que nos diz que é possível ser santo”.
O Diretor do Movimento Devotos de Carlo Acutis fez uma avaliação positiva da peregrinação da relíquia. “Então, Ribeirão Preto também está sendo essa ponte, encerrando essa missão de Carlo como beato. Nas bonitas palavras do arcebispo, quando ele diz que ‘Carlo é uma profecia’. Então, que coisa bonita. E que essa igreja de Ribeirão Preto possa sentir essa proximidade do céu por essa passagem do Carlo”, avaliou padre Fábio.
E, ao finalizar, padre Fábio falou sobre o significado da santidade. “Que a santidade não é algo da estratosfera, é algo que está aqui. É daqui para lá. É o transcendente, é o extraordinário, mas no ordinário da vida. Eu não preciso deixar de ser o que eu sou, mas eu tenho que potencializar o que eu sou em função de um projeto. E o Carlo tinha esse projeto, que era o céu”. Então, ser santo, antes de tudo, é saber para onde vou e, nessa perspectiva, ter no seu projeto de vida essa meta. E a meta é o céu. Todo santo deseja o céu”.
CARLO ACUTIS: Nasceu em 03 de maio de 1991, em Londres, e viveu em Milão, vindo a falecer em Monza de uma leucemia fulminante, em 12 de outubro de 2006. Ele dispunha de profundo amor a Deus e a Eucaristia. Seus talentos e admiração pela tecnologia o levaram a criar um website de catalogação de milagres eucarísticos ao redor do mundo. Em 05 de julho de 2008 foi declarado Venerável pelo Papa Francisco. Em 10 de outubro de 2020, em Assis, foi beatificado pela Igreja como sinal de santidade e testemunho para os jovens, e conhecido popularmente como o padroeiro da internet.