Arquidiocese de Ribeirão Preto inicia o 3º Ano Vocacional do Brasil

Leia mais: Convocação para abertura arquidiocesana do 3º Ano Vocacional do Brasil

Com o tema: “Vocação: Graça e Missão”, e o lema inspirado no evangelho de Lucas 24, 32-33: “Corações Ardentes, Pés a Caminho”, o ano de 2023 será marcado pelo 3º Ano Vocacional do Brasil (2022-2023).

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, o arcebispo dom Moacir Silva disse ser uma prioridade a vivência desse ano para todos os fiéis, “desde o arcebispo até o mais novo dos cristãos”, sobretudo, porque é um ano a ser celebrado pela Igreja no Brasil.

Comissão: Para bem vivênciá-lo, foi constituída na Arquidiocese uma comissão coordenadora, a qual propôs várias atividades para animar, fomentar e refletir sobre a vocação durante todo o ano. A comissão é composta pelos seguintes membros: Dom Moacir Silva (Arcebispo); padre Luis Gustavo Tenan Benzi (Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; padre Alcides Pizeta Neto (Assessor do Serviço de animação vocacional – SAV); padre Vinícius Martins Cestari (Assessor do Setor Juventude); padre Luís Felipe Rodrigues da Silva (Assessor da Pastoral Familiar); padre Marcelo Luiz Machado (Assessor da Comissão Animação Bíblico-Catequética); padre Marcos Vinícius Miranda (Assessor da Pastoral Vocacional); diácono José Marcos da Silva (representante dos Diáconos Permanentes); Luís Fernando Oliveira (representante dos Seminaristas); Irmã Elaine Cristina de Souza, FSJ (Instituto das Filhas de São José); Irmã Djanira Conceição Alves (Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus); Renata Roque (Coordenadora leiga da Comissão Animação Bíblico-Catequética).

Vocação: A vocação precisa ser entendida sempre como um chamado universal à santidade. Nossa vocação é sempre dom gratuito de Deus, que nos chama à vida. Dom gratuito de um Deus que vem ao nosso encontro, nos faz participar de sua própria vida e nos santifica. Ao acolhermos esse dom da graça de Deus, vemos que a vocação é um compromisso de todos.
Por isso, a proposta é que em nossas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos, busquemos refletir e sobretudo nos conscientizar que nossas famílias e cada um de nós, todos, “somos uma vocação”.

Ser uma vocação é diferente de ter uma vocação. O “ter” expressa algo que pode ser transitório, mutável, escolhido. Já o “ser”, indica para nós algo de nossa própria natureza. Deus nos fez vocação, pois o mesmo ato divino de criar o homem pela Palavra, é entendido como um chamado à existência. Por isso, a vocação é algo do próprio “ser” dos homens e mulheres.

Que nesse 3º Ano Vocacional do Brasil, descubramos em nosso mais profundo interior onde está a nossa vocação, e que coloquemos o dom da graça divina a serviço da fé e da missão.

PROGRAMAÇÃO

Missa de Abertura: A abertura arquidiocesana do 3º Ano Vocacional do Brasil será no dia 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, às 15h, na paróquia Santa Teresinha Doutora, na Ribeirânia, em Ribeirão Preto. A celebração contará com a participação de membros das pastorais e movimentos arquidiocesanos, cinco participantes do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) de cada paróquia, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. (Acesse aqui a Carta de Convocação para a Missa de Abertura)

Oração pelas Vocações: Ficou definido o 3º domingo de cada mês como o dia de Oração pelas Vocações. A comissão disponibilizará uma prece, para que seja acrescida a oração dos fiéis nas celebrações eucarísticas dominicais. Nesse mesmo domingo deverá ser rezado, antes das missas, a Dezena Vocacional e a Oração do Ano Vocacional.

Palestra sobre Vocação e Sentido da Vida: No dia 27 de maio de 2023, para as paróquias de Ribeirão Preto, e no dia 3 de junho, para as paróquias do interior, acontecerá a palestra: “Vocação e sentido da Vida”, às 8h, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto. Para este evento são convidados os agentes da Pastoral Familiar, Catequese Arquidiocesana, Movimento Serra, Setor Juventude, Coordenadores dos grupos de servidores(as) do altar.

Outras atividades propostas: Ainda no decorrer do 3º Ano Vocacional do Brasil estão previstos os encontros vocacionais para os jovens envolvendo a catequese, servidores(as) do altar e grupos de jovens que serão realizados por foranias e com a ampliação da participação. Também haverá a continuidade da produção dos subsídios oracionais para o mês de agosto de 2023.

Encerramento do Ano vocacional: O encerramento do 3º Ano Vocacional do Brasil acontecerá na “Festa das Vocações”, evento que terá início às 8h, e término às 15h, com a missa de encerramento na solenidade de Cristo Rei do Universo, em 26 de novembro de 2023.

Saiba mais:
https://anovocacional.cnbb.org.br

Padre Alcides Pizeta Neto
Serviço de Animação Vocacional (SAV)
Comissão Arquidiocesana do 3º Ano Vocacional do Brasil

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.