Arquidiocese de RP em comunhão com a CNBB incentiva a eleição de Conselheiros Tutelares
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou carta ao episcopado brasileiro convocando os bispos a incentivarem todas as pessoas de boa vontade para que se engajem no processo de escolha dos próximos conselheiros e conselheiras tutelares.
A eleição para a renovação da composição dos Conselhos Tutelares para o próximo quadriênio está marcada para o próximo dia 1º outubro de 2023, em todos os estados e no Distrito Federal. A escolha dos representantes ocorrerá por meio de votação popular, direto e secreto. Segundo a carta da CNBB, como o voto não é obrigatório, será preciso o empenho de toda a comunidade para garantir a maior participação popular possível.
Por que é importante votar nas eleições do Conselho Tutelar?
No dia 1º de outubro você irá VOTAR para representantes nos conselhos tutelares. Em Ribeirão Preto, por exemplo, existem três Conselhos Tutelares. Em cada munícipio ou região administrativa haverá no mínimo um Conselho Tutelar formado de 5 (cinco) membros, eleitas pela população local, para um mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução.
A Importância do Voto
O voto no processo de escolha do Conselho Tutelar é uma forma direta de participação na escolha dos representantes que atuarão na proteção das crianças e adolescentes. Ao votar, o cidadão exerce sua cidadania e contribui para fortalecer a democracia em nossa cidade.
Responsabilidade Compartilhada:
Ao eleger conselheiros comprometidos com a causa da infância e da adolescência, a comunidade compartilha a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados. O Conselho Tutelar não é uma responsabilidade apenas dos conselheiros eleitos, mas de toda a sociedade.
Fiscalização e Transparência:
O voto consciente permite que a comunidade acompanhe o trabalho dos conselheiros tutelares eleitos e cobre ações transparentes e efetivas em prol dos direitos da criança e do adolescente. Eleger representantes comprometidos com a causa aumenta a probabilidade de um trabalho sério e eficaz.
Mudança Social e Impacto Positivo:
A eleição de conselheiros capacitados e engajados pode resultar em mudanças significativas na realidade de crianças e adolescentes vulneráveis. Políticas públicas mais efetivas, combate à violência e ao abuso e maior suporte para famílias em situação de risco são algumas das possíveis melhorias.
Quem pode votar?
Estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, em seus domicílios eleitorais. Resumindo: se você votou nas eleições gerais de 2022, significa que está em dia com a Justiça Eleitoral e pode participar desse processo democrático.
Como escolher os candidatos?
Temos candidatos que são bem atuantes em nossas comunidades, você precisa saber quem são e conhecer seu trabalho, por isso converse com seu pároco, com sua equipe, com seu grupo.
O ato de assumir um compromisso como Igreja
Em Ribeirão Preto nesta eleição de 2023, por exemplo, temos cinquenta e três candidatos pleiteando ao cargo de conselheiro tutelar. A Igreja Católica também pode prestar o seu apoio aos seus membros que se candidatam e mostrar a força da sua união. Procure saber se na sua comunidade tem algum (a) candidato (a) e mostre seu apoio, nossas crianças e adolescentes precisam de pessoas que trabalham com determinação e comprometimento.
No dia 1° de Outubro preste seu apoio aos membros de sua comunidade que estão nessa luta da Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Vamos participar! Aproveitemos de mais uma forma de exercício de cidadania ativa e de democracia representativa.
Orientações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania sobre as eleições 2023