Arquidiocese promoveu a oitava edição da iniciativa 24 Horas para o Senhor

A iniciativa “24 horas para o Senhor”, convocada pelo Papa Francisco e promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, ocorreu na sexta e sábado precedente ao IV Domingo da Quaresma, neste ano de 2021, realizada nos dias 12 e 13 de março, e por motivo da prevenção da Covid-19, em sua oitava edição na arquidiocese, pela primeira vez aconteceu no formato virtual. Uma programação especial com a celebração Eucarística e momentos de orações pode ser acompanhada pelos fiéis nas redes sociais da Arquidiocese e de algumas paróquias (Facebook e Youtube).

Tema

O tema deste ano refletiu: “Ele perdoa todos os teus pecados”, extraído do Salmo 103, 3. O conteúdo do subsídio preparatório das “24 Horas para o Senhor” apresentou o seguinte objetivo: possibilitar aos fiéis pensamentos que ajudem a refletir sobre o porquê do Sacramento da Reconciliação. Com as restrições, por motivos sanitários, a edição virtual proporcionou aos fiéis momentos de orações e uma catequese sobre a necessidade da conversão e sobre o Sacramento da Reconciliação. O coordenador de pastoral, padre Luís Gustavo Tenan Benzi, comentou a dinâmica da programação das 24 Horas para o Senhor na arquidiocese. “Este ano por conta da pandemia infelizmente não conseguiremos realizar as 24 horas para o Senhor de forma presencial, mas nós pensamos para a nossa arquidiocese uma programação on-line e naquele formato ‘time out’, onde em alguns momentos do dia em sintonia com a Igreja do mundo inteiro nós paramos as nossas atividades e nos unimos mesmo que a distância, cada um no seu lugar, cada um na sua casa, para rezarmos juntos as orações propostas”, explicou padre Luís Gustavo.

Programação

A programação começou com a missa presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, na sexta-feira (12), às 18 horas; e às 22h, o encerramento do dia, com a transmissão da Oração da Noite conduzida e dedicada aos Profissionais da Saúde, aos Enfermos e a todas as Famílias atingidas pela Covid-19. Na introdução da homilia da missa de abertura o arcebispo contextualizou a importância da iniciativa 24 horas para o Senhor e do sacramento da reconciliação. “Com esta celebração Eucarística em comunhão com Papa Francisco e toda a Igreja estamos abrindo a iniciativa 24 Horas para o Senhor. Neste ano será um pouco diferente as 24 Horas para o Senhor por causa da pandemia que estamos enfrentando. O evento 24 Horas para o Senhor está estritamente ligado com o tempo litúrgico, ou seja, com o Quarto Domingo da Quaresma. A alegria celebrada neste domingo, antigamente chamado de Domingo Laetare, o Domingo da Alegria, brota da conversão pessoal, da reconciliação com Deus e da graça recebida no sacramento do perdão. Entre todas as coisas, as leituras deste domingo, manifestam de que forma a graça de Deus age na história apesar dos pecados cometidos pelo homem. Notamos que Deus rico em misericórdia intervém sempre e gratuitamente para salvar o homem, embora este último seja o único responsável pela derrota diante do mal. Ele perdoa todos os teus pecados, afirma o salmo 103, versículo 3. Este versículo apresenta o motivo pelo qual o coração do orante eleva o seu hino de louvor e de bênção ao Senhor”, explicou Dom Moacir.

A programação do sábado (13), começou com a oração da manhã, às 7h, rezada por leigos e leigas de nossa arquidiocese. Ao meio dia, a oração do Ângelus em companhia das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Lipari. No meio da tarde, rezamos o Terço da Misericórdia com os seminaristas do Seminário São José e Propedêutico Bom Pastor, de Ribeirão Preto. E, finalizando a oitava edição, às 18h, a transmissão ao vivo da Oração das Vésperas, dirigida pelos seminaristas do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski.

Veja também:

Pastoral da Sobriedade realiza a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

Começa no sábado, 19 de junho, e vai até a terça-feira, 29 de junho, a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, com o tema “Para que todos tenham vida”. Organizada pela Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Ribeirão Preto a semana contará com atividades celebrativas, palestras, roda de conversa, e por motivo da pandemia, toda programação será transmitida na página do Facebook da Arquidiocese de Ribeirão Preto

Reze o Rosário com os membros do Apostolado da Oração

Neste mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, os membros do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Rede Mundial de Oração do Papa), com a impossibilidade de se reunirem presencialmente devido a pandemia, buscaram se reinventar e gravaram a recitação do Rosário.

Formação para Catequistas – FORANIAS

A Equipe Arquidiocesana da Animação Bíblico-Catequética promove no dia 17 de junho (quinta-feira), às 20 horas, a formação para os Catequistas das paróquias das Foranias Santo Antônio, Bom Jesus da Lapa e Cristo Operário. O tema será “O mundo digital e Catequese à Luz do Espírito Santo” com base no Diretório para Catequese.