Arquidiocese realiza a Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal em Brodowski

Arquidiocese realiza a Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal em Brodowski

A Comissão Especial para o Sínodo dos Bispos na Arquidiocese de Ribeirão Preto realizou em 02 de julho, na Casa Dom Luís, em Brodowski, a Reunião Arquidiocesana Pré-Sinodal, momento celebrativo da caminhada sinodal, processo de escuta e diálogo num ambiente espiritual, vivido na arquidiocese no período de 17 de outubro de 2021 até 31 de maio de 2022. A reunião contou com a participação dos representantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), representantes paroquiais do Conselho de Pastoral da Forania (CPF), seminaristas, padres e diáconos.

A proposta da reunião de acordo com o documento Vade-mécum foi propiciar a partilha espiritual dos trabalhos do processo sinodal na arquidiocese: “Este encontro proporciona a oportunidade de diversos membros da diocese se reunirem para uma celebração litúrgica, para rezar juntos, refletir sobre a sua experiência do Processo Sinodal na diocese, ouvir o feedback que emergiu das reuniões de consulta sinodal em toda a diocese, dialogar sobre a realidade atual da Igreja local e os sinais dos tempos e discernir sobre o chamamento que o Espírito Santo está a fazer à diocese no caminho da sinodalidade”.

A dinâmica da reunião seguiu um itinerário de oração, iniciando com a aplicação dos passos da Lectio Divina a partir da leitura e meditação dos Atos dos Apóstolos 15, 1-22, orientada por Maria de Fátima Saran e o apoio da Comissão de Animação Bíblica da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Na sequência ocorreu a apresentação da Síntese Arquidiocesana, resultado do processo de escuta nas paróquias e foranias, a partir dos dez horizontes temáticos: Os companheiros de viagem, Escutar, Falar, Celebração, Partilhar a responsabilidade pela nossa Missão Comum, Diálogo na Igreja e na Sociedade, Ecumenismo, Autoridade e Participação, Discernimento e decisão e Formar-nos na sinodalidade; desmembrados em três blocos temáticos seguidos de trabalho em grupo, e por fim, o plenário.

Na abertura da reunião pré-sinodal, o arcebispo dom Moacir Silva, saudou e agradeceu os presentes, e motivou a todos a refletir a caminhada sinodal arquidiocesana. “Sejam muito bem-vindos para este nosso ponto culminante da fase diocesana do Sínodo (2021-2023). Fizemos um caminho, e hoje é um ponto importante neste caminho, o caminho não para por aqui, o caminho avança, temos todo um caminho a percorrer junto com a Igreja. Nossa fase diocesana de escuta chega ao final no dia de hoje, e é para isso que nós estamos aqui. Agradeço a disponibilidade de cada um, agradeço o caminho percorrido até agora, e hoje vamos viver com muita fé, com muita intensidade, com a escuta do Espírito para perceber mais claramente aquilo que ele diz para nossa Igreja Particular de Ribeirão Preto, e temos um dia inteiro de reflexão e trabalho”, explicou o arcebispo.

Missa

A Reunião Pré-Sinodal terminou com a celebração eucarística, na Capela da Casa de Retiros presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e seguiu a liturgia da missa vespertina da Vigília dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Na homilia, o arcebispo, destacou a relevância de ser, viver e fortalecer a sinodalidade como essência e natureza da Igreja. “Chegamos ao ponto alto do nosso dia de hoje, da nossa reunião pré-sinodal. Trazemos aqui para o mistério pascal de Cristo o fruto da nossa caminhada que marcou a fase diocesana do Sínodo dos Bispos. Nós já temos muitos elementos que mostram que nossa Igreja Particular vive a sinodalidade, mas temos muito ainda a avançar. Nós queremos, de fato, ser uma igreja sinodal, porque caminhar juntos faz parte da essência da Igreja, para sermos igreja autenticamente temos que ser sinodais, precisamos aprender cada vez mais esta verdade na nossa vida, mas não apenas conceitualmente, mas traduzindo esse conceito no nosso modo de ser e de agir, no nosso modo de realizar a função e a missão que cada um tem na Igreja de Nosso Senhor que está aqui em Ribeirão Preto”, enfatizou dom Moacir.

Dom Moacir ainda recordou a síntese lida e refletida ao longo do dia como um precioso documento sinodal arquidiocesano a ser estudado com ardor em nossas realidades eclesiais. “Essa síntese que nós olhamos hoje ao longo do dia é uma preciosidade, porque é a voz dos batizados que está consignada naquelas dez páginas. Como seria bom se em cada paróquia, a cada vez da reunião Conselho Pastoral Paroquial, pegasse dois ou três horizontes temáticos para continuar o caminho de discernimento, para verificar na prática do dia a dia da comunidade paroquial que apelos, que exigências, esta escuta faz para nós. Como seria bom nas reuniões dos conselhos das foranias, a cada vez pegasse dois ou três horizontes para refletir e rezar em cima disso. Eu tenho certeza, se fizermos isso, nós vamos dar passos largos para a existência de uma igreja autenticamente sinodal. Essa síntese nos chama a conversão, nos recordou muitas vezes a necessidade de ouvir, de trabalhar diferente, de se colocar a serviço, de jogar fora todo tipo de autoritarismo e daquele sentimento de ‘eu sei’ e ‘eu faço’ e o resto que me siga. Não é esse o caminho da Igreja. Como seria bom que as pastorais e os movimentos nos seus encontros ordinários fossem retomando também dois ou três horizontes para sentir o que Deus está falando para eles. A sinodalidade é o caminho que Deus quer para a sua Igreja neste novo milênio”, indicou o arcebispo.

Caminhada Arquidiocesana Sinodal

De 17 de outubro de 2021 até 31 de maio de 2022, a Comissão Especial para o Sínodo dos Bispos, produziu materiais de apoio para as paróquias e foranias: os subsídios da fase arquidiocesana do Sínodo: “Celebração Inicial” e “Itinerário Sinodal”; a Oração do Espírito Santo (Santo Isidoro) cifrada e musicada; a série de seis vídeos: “Nos caminhos da Espiritualidade Sinodal”, a “Live Especial Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos”, em 27 de outubro de 2021; o vídeo “Tentações ao processo sinodal” com apoio do Setor Juventude; a “Live: Sinodalidade em pauta: o exercício da escuta”, em 10 de março de 2022. Os materiais podem ser acessados no site da arquidiocese.

 

Veja também:

Na Missa do Crisma arcebispo destaca o desafio de vivermos a harmonia evangélica como caminho para a construção da unidade

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto, acolheu na manhã da Quinta-feira Santa, 28 de março, às 9 horas, os padres, diáconos, seminaristas, candidatos da Escola Diaconal, fiéis da Arquidiocese de Ribeirão Preto para a concelebração eucarística da Missa Crismal, conhecida também como Missa da Unidade ou Missa dos Santos Óleos