Arquidiocese realiza café da manhã com os prefeitos eleitos ou reeleitos para a gestão 2025-2028
O arcebispo Dom Moacir Silva e o coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Luís Gustavo Benzi, acolheram alguns dos prefeitos eleitos ou reeleitos para a gestão 2025-2028 dos municípios que abrangem a Arquidiocese de Ribeirão Preto, na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, para um Café da Manhã, na Residência Arquiepiscopal, em Ribeirão Preto, momento de acolhida fraterna, proximidade e de esperança para a boa política. Na ocasião o arcebispo parabenizou os prefeitos e entregou um exemplar do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2025 e da Encíclica Social Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que em um dos capítulos traz o tema: “A Política Melhor”. Estiveram presentes os prefeitos eleitos: José Antônio Gimenez (Zezinho Gimenez), de Sertãozinho; Marcelo Simão, de Santa Rita do Passa Quatro; Rogerson Ruiz (Tê), e o vice-prefeito Nazareno Fabio Neto (Fabinho), de Dumont; Débora Ribeiro, de Serra Azul; Alex Moretini, de Cajuru.
O encontro com os prefeitos eleitos inclui-se na proposta da Arquidiocese de refletir a importância da vida política a partir das inspirações da Carta Encíclica Fratelli Tutti sobre a fraternidade e a amizade social, principalmente do capítulo V – A Política Melhor, e das Orientações Arquidiocesanas para as Eleições 2024, como reforça o arcebispo dom Moacir Silva: “Mesmo que a Igreja seja apartidária, o tema da política deve permear nossas ações no sentido de corroborar com a formação, conscientização e esclarecimento de nosso povo. Convém, como nos compete, incentivar os leigos e leigas a ingressarem neste meio e irradiar nele, com o testemunho de vida, os princípios cristãos que norteiam nossa vida. ‘No mundo da política, sendo missão do cristão leigo direcionada de modo especial para a participação na construção da sociedade, segundo os critérios do Reino, três elementos são fundamentais: formação, espiritualidade e acompanhamento’ (Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Doc. 105 – CNBB, n. 263)”.
Ao término do encontro, o arcebispo reforçou a importância de novos encontros de formação, reflexão e convivência com os prefeitos, e após a foto oficial, os prefeitos receberam a bênção.