Arquidiocese revisa e reorganiza os limites territoriais das foranias da cidade de Ribeirão Preto

Arquidiocese revisa e reorganiza os limites territoriais das foranias da cidade de Ribeirão Preto

Um dos compromissos assumidos na 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 2015, e reforçado nos anos seguintes pelos estudos sobre a evangelização da Pastoral Urbana, levou três, das seis foranias da cidade de Ribeirão Preto (Bom Jesus da Lapa, Santo Antônio e Cristo Operário), a apresentarem propostas de estudo para revisão dos limites territoriais. As reflexões iniciais para a elaboração das propostas de revisão das foranias surgiram nos encontros dos vigários forâneos com a participação do Coordenador de Pastoral, depois a proposta foi levada ao Conselho Presbiteral, e por último recebeu o aval do arcebispo Dom Moacir Silva.

A primeira reunião para o estudo da revisão dos limites das foranias Bom Jesus da Lapa, Santo Antônio e Cristo Operário, ocorreu em 25 de fevereiro de 2022, com as presenças dos vigários forâneos das citadas foranias e do coordenador de pastoral. Em 8 de março de 2022, na casa paroquial da paróquia Nossa Senhora das Graças, os vigários forâneos e o coordenador de pastoral, chegaram a uma proposta concreta de redefinição das três foranias. A proposta da nova composição das foranias foi apresentada na reunião do Conselho Presbiteral, em 06 de abril de 2022, que deu parecer favorável e orientou a permanência da nova estrutura em fase experimental nos anos de 2022 e 2023, e por convocação do Arcebispo foi apresentada em reunião com os padres das respectivas paróquias em 03 de maio de 2022.

Decreto de modificação e revisão forâneo cria a Forania São Francisco de Assis

No início da missa de encerramento da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 28 de outubro de 2023, na Capela Central do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, a Chancelaria leu o decreto do Arcebispo Dom Moacir Silva promulgando oficialmente a readequação pastoral da Arquidiocese de Ribeirão Preto que passa a ser dividida em nove foranias: São Sebastião, São Francisco de Assis, Santa Maria Goretti, Bom Jesus da Lapa e Santo Antônio Maria Claret na cidade de Ribeirão Preto, e Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus da Cana Verde, São José e São Bento, nas cidades do interior.

Leia o decreto na íntegra:

Veja também:

Comunicado Oficial dos Atos do Governo Arquidiocesano: 11.06.2024

A Chancelaria da Arquidiocese de Ribeirão Preto torna pública as determinações de Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, em 11 de junho de 2024: Instalação da Paróquia São José, em Serrana, e Posse Canônica do Primeiro Pároco

A Adoração Eucarística

Estamos avançando no Ano da Oração em preparação ao Jubileu 2025. Neste mês queremos olhar mais de perto a Adoração Eucarística. Estar na Presença do Senhor!