Assembleia do Regional Sul 1 reafirma compromisso com a Sinodalidade

A 87ª edição da Assembleia do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ofereceu programa que manteve, entre as sessões, um “fio condutor espiritual”: o próprio Espírito Santo.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, no encerramento do segundo dia de atividades, dirigiu partilha que considerou do funeral do Papa Francisco à eleição de Leão XIV. Citando os mais de seis mil jornalistas e órgãos de imprensa credenciados, e as cerca de 170 delegações e representações diplomáticas, Dom Odilo sublinhou o “clima de oração em um ambiente muito sereno e tranquilo”, no interior da Basílica Vaticana, quando das celebrações de despedida. Sobre as Congregações Gerais, muito se falou, segundo o Arcebispo de São Paulo, sobre a missão da Igreja, questões atuais, urgentes e emergentes. Acerca do Conclave, o Cardeal Scherer reafirmou que não se implantou nenhum tipo de campanha, partidarismo ou algo na linha da disputa. “Foi o Espírito Santo que orientou as votações que foram realizadas segundo a consciência de cada votante”, concluiu.

Ação de graças

“Continuamos a ouvir o Senhor. Assim como Ele quis contar com o testemunho de Paulo em outros lugares, Ele continua a contar com cada um de nós”, disse o arcebispo de Ribeirão Preto e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Moacir Silva. Ainda durante a Missa, na abertura do terceiro e último dia, o religioso sublinhou a importância da unidade dos cristãos que, segundo ele, “é fundamental e necessária para que o mundo acredite em Jesus Cristo”. Dom Moacir destacou que “o intercâmbio de dons é um sinal eficaz da fé e do amor de Cristo. Uma Igreja sinodal se compromete a caminhar nos diversos lugares onde vive. Que São Bonifácio nos ajude, cada vez mais, a ser essa Igreja sinodal”, conclui o presidente do Regional.

Partilhas

Na sessão de quinta-feira, em diversas exposições, assuntos foram colocados em comum. A Equipe da “Ajuda à Igreja que sofre” falou das urgências verificadas ao redor do mundo e também no Brasil. No país, 224 projetos foram aprovados no último ciclo e cerca de R$ 20 milhões foram aplicados. Os bispos paulistas se comprometeram em favorecer a divulgação das atividades do organismo.

O bispo diocesano de Itapeva, Dom Eduardo Malaspina, dirigiu painel dedicado à Pastoral da Ecologia Integral. “Não cuidamos da Natureza porque ela seja deus, mas porque ela é obra de Deus”. Dom Malaspina sublinhou que cuidar da criação é um gesto de amor. “Floresta não é desperdício de terra”, afirmou, em vídeo, climatologista que considerou o papel das matas no equilíbrio da temperatura. “A Igreja, por meio da Pastoral da Ecologia Integral, pode ser uma voz profética”, igualmente sublinhou agente em vídeo exibido aos bispos e coordenadores de pastoral. O painel efetivado na manhã do último dia da Assembleia encontrou conexão com a Celebração que destacou os 800 anos da composição do “Cântico das Criaturas”.

Convite

No dia 27 de setembro, em Aparecida, será realizado o encontro de Diáconos. O convite foi partilhado pelo Diácono José Silva, da Comissão Regional dos Diáconos do Regional Sul 1 da CNBB.

Formação

O bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Beloto, dirigiu partilha sobre a formação dos futuros Presbíteros. “O padre se configura a Cristo Sacerdote”, disse. Representando a Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Sul 1 da CNBB, Pe. Edvagner Tomáz da Cruz, completou a exposição. “Dia 13 de setembro, na peregrinação pelo Ano Jubilar, teremos o Jubileu dos formadores e seminaristas em Aparecida”.

Laicato

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) também ocupou parte da última sessão da Assembleia a partir de exposição realizada por agentes do Estado de São Paulo. As urgências, dispostas em dois eixos (missão e estrutura), mereceram citação. “Como ajudar na implantação do CNLB nas Dioceses e Arquidioceses?” configura como grande desafio. “É um processo: primeiro a gente faz um contato, cria um pequeno grupo até formar o Conselho”, disseram os agentes. De 19 a 22 de junho acontecerá o 8º Encontro Nacional. 585 leigos já estão inscritos. O bispo emérito de Jundiaí, Dom Vicente Costa, acompanhou o casal Celia Soares de Souza e José Luiz Gomes de Almeida.

Gratidão

Ao final da última sessão, a presidência agradeceu as expressões envolvidas na organização e na vivência da 87ª edição da Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB. “Saímos daqui mais comprometidos com uma Igreja Sinodal”, concluiu o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, antes da Oração da Hora Média.

Pascom | Regional Sul 1

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar