Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

No dia 24 de janeiro de 2021, o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), por videoconferência, lançou a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”.

Esta Assembleia Eclesial almeja responder a seguinte questão: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho de 2031 (os 500 anos do Evento Guadalupano) e 2033 (2000 anos do Evento Redentor de Jesus Cristo)? Neste sentido o processo de realização da Assembleia almeja: reacender a Igreja de nova maneira, apresentando uma proposta restauradora e regeneradora; ser um evento eclesial em chave sinodal, e não apenas episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa; fazer uma releitura agradecida de Aparecida que possibilite gerenciar o futuro; ser um marco eclesial que consegue relançar grandes temas ainda em vigor, que surgiram em Aparecida e voltar a temas e agendas marcantes; reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e Caribe, ligando o Magistério Latino-Americano ao Magistério do Papa Francisco, apontar três marcos: de Medellín a Aparecida, de Aparecida à Querida Amazônia, da Querida Amazônia ao Jubileu Guadalupano, em 2031, e o Jubileu da Redenção, em 2033.

Esta Assembleia deseja contar com uma participação completa e ampla de todos os peregrinos, povo de Deus, que caminha na América Latina e no Caribe, de modo que esta Assembleia seja uma verdadeira celebração de nossa identidade eclesial a serviço da vida. Este evento quer ser uma expressão genuína de uma presença que abrace as esperanças e anseios das mulheres e homens que fazem a Igreja, Povo de Deus. Especialmente neste momento de profunda crise, e onde a coerência com o Evangelho de Jesus será o gesto vivo que dará relevância ao nosso ser e, estará no meio dos gritos da empobrecida e irmã mãe terra neste tempo de Pandemia por causa da COVID-19, e todas as demais pandemias que isto acaba por revelar.

A participação desejada pela Assembleia se dará pelo chamado processo de escuta na perspectiva sinodal, será a base do nosso discernimento, e nos esclarecerá para guiar os passos futuros que, como Igreja na região e como CELAM, devemos acompanhar o Jesus encarnado hoje no meio do povo, em seu “sensus fidei” que é seu sentimento de fé. Este processo de escuta ocorrerá entre abril e julho do ano de 2021 (prolongado até o mês de agosto).

A Assembleia Eclesial terá lugar de 21 a 28 de novembro de 2021, sob o olhar amoroso de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México; será uma Assembleia com participação híbrida, ou seja, presencial e remota.

O Papa Francisco, em vídeo-mensagem, no dia 24 de janeiro, disse: Quero estar convosco neste momento e na preparação até novembro… é a primeira vez que isto se faz…. Acompanho-vos com as minhas orações e bons votos, avançai com coragem! Assim, a nossa Assembleia não é apenas de bispos ou de uma elite… elites iluminadas de uma ideologia ou de outra, mas de todo o Povo de Deus. Daí o seu carácter sinodal, que significa literalmente ‘caminhar juntos’: leigos, leigas, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam fazer parte deste caminhar em comunidade. Como se pode ver, a preparação e a realização desta assembleia Eclesial é um convite, ou melhor, um apelo para todos nós, para retomarmos o Documento de Aparecida, estudá-lo melhor e captar melhor a sua riqueza e intuições. Neste sentido, estou preparando alguns vídeos para ajudar nossas comunidades a retomar os grandes temas da Conferência de Aparecida.

Conforme diz o Papa Francisco, ainda não esgotamos a riqueza de conteúdos de Aparecida.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Boletim Igreja-Hoje – Junho/2021

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar