Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

No dia 24 de janeiro de 2021, o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), por videoconferência, lançou a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”.

Esta Assembleia Eclesial almeja responder a seguinte questão: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho de 2031 (os 500 anos do Evento Guadalupano) e 2033 (2000 anos do Evento Redentor de Jesus Cristo)? Neste sentido o processo de realização da Assembleia almeja: reacender a Igreja de nova maneira, apresentando uma proposta restauradora e regeneradora; ser um evento eclesial em chave sinodal, e não apenas episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa; fazer uma releitura agradecida de Aparecida que possibilite gerenciar o futuro; ser um marco eclesial que consegue relançar grandes temas ainda em vigor, que surgiram em Aparecida e voltar a temas e agendas marcantes; reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e Caribe, ligando o Magistério Latino-Americano ao Magistério do Papa Francisco, apontar três marcos: de Medellín a Aparecida, de Aparecida à Querida Amazônia, da Querida Amazônia ao Jubileu Guadalupano, em 2031, e o Jubileu da Redenção, em 2033.

Esta Assembleia deseja contar com uma participação completa e ampla de todos os peregrinos, povo de Deus, que caminha na América Latina e no Caribe, de modo que esta Assembleia seja uma verdadeira celebração de nossa identidade eclesial a serviço da vida. Este evento quer ser uma expressão genuína de uma presença que abrace as esperanças e anseios das mulheres e homens que fazem a Igreja, Povo de Deus. Especialmente neste momento de profunda crise, e onde a coerência com o Evangelho de Jesus será o gesto vivo que dará relevância ao nosso ser e, estará no meio dos gritos da empobrecida e irmã mãe terra neste tempo de Pandemia por causa da COVID-19, e todas as demais pandemias que isto acaba por revelar.

A participação desejada pela Assembleia se dará pelo chamado processo de escuta na perspectiva sinodal, será a base do nosso discernimento, e nos esclarecerá para guiar os passos futuros que, como Igreja na região e como CELAM, devemos acompanhar o Jesus encarnado hoje no meio do povo, em seu “sensus fidei” que é seu sentimento de fé. Este processo de escuta ocorrerá entre abril e julho do ano de 2021 (prolongado até o mês de agosto).

A Assembleia Eclesial terá lugar de 21 a 28 de novembro de 2021, sob o olhar amoroso de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México; será uma Assembleia com participação híbrida, ou seja, presencial e remota.

O Papa Francisco, em vídeo-mensagem, no dia 24 de janeiro, disse: Quero estar convosco neste momento e na preparação até novembro… é a primeira vez que isto se faz…. Acompanho-vos com as minhas orações e bons votos, avançai com coragem! Assim, a nossa Assembleia não é apenas de bispos ou de uma elite… elites iluminadas de uma ideologia ou de outra, mas de todo o Povo de Deus. Daí o seu carácter sinodal, que significa literalmente ‘caminhar juntos’: leigos, leigas, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam fazer parte deste caminhar em comunidade. Como se pode ver, a preparação e a realização desta assembleia Eclesial é um convite, ou melhor, um apelo para todos nós, para retomarmos o Documento de Aparecida, estudá-lo melhor e captar melhor a sua riqueza e intuições. Neste sentido, estou preparando alguns vídeos para ajudar nossas comunidades a retomar os grandes temas da Conferência de Aparecida.

Conforme diz o Papa Francisco, ainda não esgotamos a riqueza de conteúdos de Aparecida.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano

Boletim Igreja-Hoje – Junho/2021

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de AGOSTO 2021

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de agosto de 2021 (final de semana) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar.

Dia de Espiritualidade dos Padres das dioceses da Sub-Região RP-1

Nesta sexta-feira, 30 de julho de 2021, os padres das dioceses da sub-região RP-1: dioceses de Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista e arquidiocese de Ribeirão Preto, realizam o “Dia de Espiritualidade dos Padres da Sub-Região RP-1”. Neste ano, por motivo da pandemia e da impossibilidade de realizar presencialmente, o encontro presbiteral faz uso das redes digitais para meditar e refletir a Palavra de Deus.