Membros da Rede Mundial de Oração do Papa realizam a concentração arquidiocesana

Concentração Arquidiocesana do Rede Mundial de Oração do Papa 2022

A Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) realizou a Concentração Arquidiocesana no dia 25 de junho, na paróquia São Francisco de Assis, Castelo Branco Novo, em Ribeirão Preto, com a presença de ao menos 300 membros da rede. O arcebispo dom Moacir Silva presidiu a missa que foi concelebrada pelos padres: Luís Gustavo Tenan Benzi, pároco, e Pedro Ricardo Bartolomeu, assessor eclesiástico do movimento na Arquidiocese de Ribeirão Preto. No mês em que o movimento celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus (24 de junho), e depois de dois anos da ausência das concentrações presenciais, por motivo da pandemia do novo coronavírus, os membros se encontraram para juntos rezarem em espírito sinodal pela Igreja.

Na homilia, dom Moacir, refletiu a espiritualidade do Coração de Jesus, a importância de nos tornarmos sinais da misericórdia de Deus no mundo, e deixou como ensinamento e compromisso aos membros o desafio de contemplarem e experimentarem a misericórdia do Coração de Cristo e assim se tornarem sinais da misericórdia de Deus no mundo: “Que o Coração Santíssimo de Jesus, aberto pela lança, nos ajude cada vez mais a poder avançar na busca de que o nosso coração seja mais parecido com o Dele”, frisou o arcebispo.

Antes dos ritos finais, o padre Pedro Ricardo, assessor do movimento, dirigiu mensagem de agradecimento aos membros da rede de oração e reforçou os quatro compromissos de oração dos membros: “Então quero agradecer a todos vocês por estarem aqui, e lembrar das funções do membro da Rede Mundial de Oração do Papa: a primeira obrigação é o oferecimento diário, a segunda obrigação é rezar pela intenção do Santo Padre, e a terceira função é fazer o exame de consciência ao final da noite e rezar o ato de contrição, a quarta obrigação é rezar pelas intenções do nosso arcebispo e pela Arquidiocese de Ribeirão Preto”, disse padre Pedro.

REDE: O Apostolado da Oração foi fundado em 3 de dezembro de 1844, na França, pelo sacerdote jesuíta Francisco Xavier Gautrelet, centrado na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, e estando presente em 98 países e integrando mais de 35 milhões de católicos. Inclui uma seção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em 2016 o Apostolado da Oração passou a se chamar Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), dois anos depois, em março de 2018, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia (fundação vaticana), e em 2020, aprovou os seus novos estatutos. Saiba mais: https://aomej.org.br/

 

Veja também:

XII Concentração Arquidiocesana de Catequistas

Com o tema: “O Ministério do Catequista” e a assessoria do Padre Jânison de Sá, Assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a Comissão Animação Biblíco-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a XII Concentração de Catequistas.