Ato público e oração em defesa da vida no calçadão de Ribeirão Preto

O arcebispo dom Moacir Silva participou no sábado, 8 de outubro, Dia do Nascituro, do ato público e reza do terço em defesa da vida, na Praça XV de Novembro (Calçadão), na região central de Ribeirão Preto. O tema deste ano refletiu: “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. O evento ocorreu na tenda do Centro da Família de Ribeirão Preto, que permaneceu no calçadão, das 8h às 14h, com momentos de orações, música, e conversas com as pessoas que passavam no local.

Dia do Nascituro

A celebração do “Dia do Nascituro” atende à lei municipal promulgada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto (13944/2017) que instituiu a Semana da Vida e reconheceu o dia 8 de outubro como Dia do Nascituro, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o valor da vida humana e a crise atual em que vivemos. Defende que ambos, mãe e filho, devem receber apoio durante e depois da gestação.

No evento promovido no Calçadão de Ribeirão Preto, o arcebispo dom Moacir Silva fez a abertura com a reza do terço e uma reflexão sobre a dignidade humana desde o momento da concepção até a morte natural. Em seguida a equipe expôs para a população modelos de fetos em borracha representando os estágios fetais de 3 a 8 meses de gestação com explicações sobre o desenvolvimento da vida intrauterina. Os modelos fetais representavam o tamanho e peso correspondentes aos fetos reais para que as pessoas pudessem senti-los em suas mãos.

O evento ainda contou com apresentações artísticas: os cantores Jeferson Rizoli e Alline Piccin, além da bailarina Gisele Balsabore que dançou ao som da música “Direito de Nascer” e representou o momento de crise de uma gestante que chega a cogitar matar o próprio filho (aborto), mas escolhe deixá-lo viver.

A tenda montada pela equipe do Centro da Família recebeu a visita dos cidadãos durante todo o período do evento, das 8h30 às 14h, mostrando muita receptividade das pessoas que vinham espontaneamente ou a convite para conhecerem os fetos e conversar a respeito de dúvidas ou experiências que viveram.

Centro da Família

O Centro da Família de Ribeirão Preto é uma iniciativa dos instrutores do Método de Ovulação Billings de Ribeirão Preto. Com início de suas atividades em março de 2021, o Centro da Família se dedica a atender às famílias em suas necessidades e oferece, como eixo de trabalho principal, o ensino do autêntico do Método de Ovulação Billings, em conformidade com a Confederação Nacional de Planejamento Natural Familiar (Cenplafam), representante internacional no Brasil da World Organization of Ovulation Method Billings.

O Método de Ovulação Billings possibilita à mulher monitorar sua saúde reprodutiva. A partir da identificação dos sintomas de fertilidade o casal aprende a identificar os períodos de fertilidade e de infertilidade e podem utilizá-los segundo o desejo de conseguir ou espaçar uma gestação, de forma natural, sem a utilização de hormônios, dispositivos uterinos ou preservativos.

O Centro da Família também promove palestras e discussões a respeito da sexualidade e antropologia humanas, e em especial sobre Paternidade Responsável. O contato com o Centro da Família de Ribeirão Preto pode ser feito via instagram: @cfamiliarp