Batatais sediou encontro de novas comunidades

No dia 12 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade, aconteceu na Comunidade Missionária Divina Misericórdia, em Batatais, o “Encontro das Novas Comunidades” das sub-regiões RP-I e RP-II, Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, formada pela Arquidiocese de Ribeirão Preto e dioceses de São João da Boa Vista, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Catanduva, Votuporanga e São José do Rio Preto. No Regional Sul 1 (Estado de São Paulo), dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos, é o bispo referencial para Movimentos e Novas Comunidades.

O encontro teve como objetivo principal conhecer os trabalhos das novas comunidades e favorecer a unidade e proximidade das novas comunidades na sub-região. O Ir. Marco Antônio Batarello, representante da Comunidade Missionária Divina Misericórdia, conduziu a oração inicial na abertura do encontro.

Reflexão: A assessoria do encontro foi de Lucimar Maziero, que tem coordenado o trabalho com as novas comunidades. Ela é leiga celibatária, formada em Artes, Pedagogia e especializada em Psicopedagogia, fundadora da antiga Comunidade Católica Javé Chammá, hoje, Comunidade Católica Presença, em São José do Rio Pardo, na diocese de São João da Boa Vista; e entre outras atividades exerceu a coordenação da Escola Nacional de Líderes e Missionária da RCC Brasil, e a presidência do Conselho Estadual da RCC do Estado de São Paulo. O tema abordado por Lucimar foi a «Charis – Serviço Internacional de Comunhão». Outra explanação no encontro tratou da «Maturidade e Vocação» tendo como assessor Giovani Martim Araujo, fundador da Comunidade Corpo Profético (Jaú/SP).

Organização: Em 9 de junho de 2019, Solenidade de Pentecostes, começou a funcionar a Charis (Catholic Charismatic Renewal Internacional Service), um órgão ligado diretamente ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A Charis substituiu o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e a Fraternidade Católica de Comunidade e Associações Carismáticas de Aliança (Catholic Fraternity). Este órgão foi idealizado pelo Papa Francisco, em 2015, no desejo de haver uma única representação que envolvesse todas as manifestações dentro da Igreja Católica. As comunidades da Fraternidade Católica continuam ligadas ao bispo local. Eles são representados no serviço de comunhão internacional da CHARIS através de uma comissão chamada Koinonia, animada por membros do serviço de comunhão internacional que também pertencem a comunidades carismáticas. A comissão Koinonia se esforçará para ouvir os desejos das comunidades carismáticas e oferecer os serviços de que necessitam. Também se encarregará de preservar, construir e aprofundar a comunhão entre todas as comunidades carismáticas.

Missa: O encontro terminou com a Missa presidida pelo padre Vinícius Martins Cestari, do Setor Juventude e da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de Ribeirão Preto, e estiveram presentes o Diácono Irmão Francisco Ferreira Alves Neto, fundador da CMDM, e o diácono Bruno da Comunidade Presença, de São José do Rio Pardo.

Veja também:

XII Concentração Arquidiocesana de Catequistas

Com o tema: “O Ministério do Catequista” e a assessoria do Padre Jânison de Sá, Assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a Comissão Animação Biblíco-Catequética da Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza a XII Concentração de Catequistas.