Bispos do Estado de São Paulo se encontrarão para a 85ª Assembleia Geral do Regional

Os arcebispos, bispos e padres coordenadores (arqui) diocesanos estarão reunidos, entre os dias 30 de maio e 01 de junho de 2023 acontecerá a 85ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 no Mosteiro de Itaici, Indaiatuba (SP), em encontro eletivo, como indica o regulamento do Conselho Episcopal Regional Sul 1 (CONSER Sul 1), para que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continue o exercício de sua missão evangelizadora no regional por meio de seus membros canonicamente provisionados no Estado de São Paulo (cf. Art. 1º CONSER Sul 1).

Em sua responsabilidade de animação pastoral e motivação da comunhão eclesial paulista, respeitando a competência de cada bispo em sua diocese, o CONSER Sul 1 tem por finalidade fomentar o afeto colegial, o relacionamento, a ajuda recíproca, a solidariedade e a ação comum entre os bispos de todo o Estado; ajudar os bispos no seu ministério para o benefício de todo o povo de Deus; promover o estudo e a aplicação das diretrizes emanadas da Santa Sé e da CNBB; planejar e promover a pastoral orgânica em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), bem como entre as arquidioceses e dioceses paulistas.

Coordenar as atividades do regional em sintonia com as atividades nacionais da CNBB, mantendo com esta a comunhão eclesial e a corresponsabilidade pastoral, estudar assuntos de interesse eclesial e social do regional, posicionar-se e atuar junto e/ou em parceria com o Poder Público, a serviço do bem comum, e dar conhecimento disso à presidência da CNBB, definir os demais participantes de suas reuniões, apresentar candidatos ao episcopado e acompanhar os bispos eméritos compõem também os objetivos do CONSER (cf. Art. 2º CONSER Sul 1).

Como exprime o Artigo 13 do Regulamento do CONSER, a edição de 2023 da Assembleia dos Bispos, elegerá, dentre todos os seus membros, em votações separadas, o presidente, o vice-presidente e o secretário Regional para um mandado de quatro anos que, como prevê o texto, “somente um Bispo, membro da CNBB, pode ser eleito” para cada função.

Assim, nos próximos dias, reze para o bom êxito da 85ª Assembleia Regional dos Bispos e acompanhe tudo o que vai acontecer no Mosteiro de Itaici pelos canais oficiais do Regional Sul 1 da CNBB, das seis arquidioceses e 36 dioceses paulistas que, com consciência de unidade eclesial, buscam promover no Estado de São Paulo “Uma Igreja em saída para as periferias”.

85ª Assembleia Regional dos Bispos

A Assembleia terá como tema: “Uma Igreja em saída para as periferias” e será um tempo de comunhão, fraternidade e reflexão conjunta sobre os desafios pastorais que enfrentamos em nosso Regional. Teremos a oportunidade de partilhar experiências, discutir questões relevantes e tomar decisões pastorais que irão impactar nosso próximo período e fortalecer os laços de fraternidade episcopal.

Este ano, a Assembleia Regional dos Bispos será eletiva. Os bispos que hoje compõem a presidência do Regional encerram o quadriênio da gestão (2019- 2023), de acordo com as disposições do Regulamento da CNBB.

Serão realizadas eleições para cargos importantes dentro da estrutura da CNBB, como a escolha da Presidência (Presidente, Vice-Presidente e Secretário), Comissão Fiscal, Comissão Econômica e dos Bispos para as Comissões Pastorais, como também a escolha dos bispos que representarão o Regional junto ao Conselho Permanente.

Com informações e foto Assessoria de Comunicação Sul 1

Fonte: CNBB Sul 1

Veja também:

Na Missa do Crisma arcebispo destaca o desafio de vivermos a harmonia evangélica como caminho para a construção da unidade

A Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto, acolheu na manhã da Quinta-feira Santa, 28 de março, às 9 horas, os padres, diáconos, seminaristas, candidatos da Escola Diaconal, fiéis da Arquidiocese de Ribeirão Preto para a concelebração eucarística da Missa Crismal, conhecida também como Missa da Unidade ou Missa dos Santos Óleos