Bispos entendem a oração como alicerce para a evangelização

Bispos entendem a oração como alicerce para a evangelização

A Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB, realizada no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, tem sido oportunidade para oração comunitária dos Bispos e demais lideranças Eclesiais do Estado de São Paulo. Seja meditando a Liturgia das Horas ou comungando da Palavra e da Eucaristia, os participantes do encontro, que alcança a sua edição de número 86, fazem da oração e do testemunho dos Santos um importante alicerce para a Evangelização. “Se refletimos e pensamos na ação não podemos esquecer do orar para que essa ação se torne efetiva. Oração forma o binômio ‘orar a ação’. Porque somos todos, na Igreja, homens primeiramente de oração. Se faltar a oração estaremos errando no planejamento e na execução das nossas atividades. As duas (oração e ação) são essências e uma não pode existir sem a outra”, explicou o bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski.

Na manhã de quarta-feira, 5 de junho, segundo dia da Assembleia Regional, a programação foi retomada a partir de Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano de São Carlos e presidente da Sub-região Campinas, Dom Luiz Carlos Dias. Após saudação, o religioso sublinhou a existência de desafios para a evangelização e retomou aspectos da Teologia do Domínio, tema das exposições realizadas nas sessões iniciais do encontro. “Diante dos desafios, é importante valorizar São Bonifácio, cujo martírio aconteceu há 1270 anos. Seu testemunho é oportuno dentro da Assembleia. Deus não nos concedeu o espírito de timidez e essa característica aplica-se a esse evangelizador que deixou a pátria segura para evangelizar junto aos germânicos. Ele foi o primeiro a gerar-lhes na fé”, explicou Dom Luiz Carlos. “Esse pequeno resumo da imensa obra de São Bonifácio nos esperança com respostas imediatas às exigências atuais”, completou o bispo de São Carlos.

Dom Moacir Silva

O bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, igualmente sublinhou a importância da oração no encontro regional celebrado em Itaici. “Tanto para a Assembleia nacional, mas também para Regional, a Liturgia é o eixo que vai iluminando e nos ajudando a discernir as atividades e assuntos que vão sendo discutidos. A Liturgia das Horas e a oração pessoal de cada bispo torna mais eficaz o encontro. O Papa Francisco tem pedido a oração como eixo para que os momentos se tornem, de fato, mais eficazes. Pessoalmente eu sempre gostei de rezar. A oração ajuda a tornar a Assembleia mais leve, orientada e iluminada pelo Espírito Santo”, afirmou Dom Paulo.

Ano Santo

Ainda no contexto da Oração, e em sintonia com a preparação para o Jubileu 2025, a Assembleia Regional dos Bispos acompanhou exposição do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1, Dom Moacir Silva. O metropolita sublinhou a recepção e vivência da proposta, no Estado de São Paulo, à luz do tema “Peregrinos de Esperança”.

Considerando que “a esperança não engana”, conforme indicou o Papa Francisco na Bula de convocação do Jubileu, Dom Moacir recordou que o início do itinerário jubilar se dará, nas Catedrais e Concatedrais, em 29 de dezembro de 2024. O bispo também sublinhou a concessão da Indulgência Jubilar (para os fiéis falecidos, mas também para os vivos) a partir de orientações da Penitenciária Apostólica. “Nós precisamos deixar isso claro para o nosso povo”, disse. “O que temos que compreender, na perspectiva da fé, é que o Jubileu é um ano de graça. É presente de Deus para o seu povo e que extrapola a Igreja. Passa pela Igreja e é oferecido a toda a humanidade. É tempo de volta para o Senhor. Estamos na alegria e em oração; o que caracteriza a Vida Cristã. O Jubileu é presença de Deus na nossa vida e na vida do povo; não faltando a esperança. Precisamos esperançar a esperança em tempos de tantos ídolos e divisões. Somos depositários dessa esperança”, completou o bispo diocesano de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombo.

Ainda nessa quarta-feira, 5 de junho, os bispos paulistas viverão a dinâmica sinodal denominada “conversação no Espírito”. A atividade fará mais próximo o Sínodo do episcopado e do Povo de Deus.

Comunicação Regional Sul 1

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar