Bispos participam de retiro e Dom Júlio ressalta a importância da espiritualidade

Bispos participam de retiro e Dom Júlio ressalta a importância da espiritualidade

O presidente do Regional Sul 1 da CNBB e arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, enfatizou a dimensão espiritual que norteia o início do encontro do episcopado brasileiro reunido na 61ª Assembleia Geral: “em uma Assembleia de bispos, as decisões devem ser orientadas pelos impulsos do Espírito Santo, que não atua de forma direta e mecânica. Assim, a oração pauta nossos encontros, incluindo a liturgia das horas, a Eucaristia, diálogos espirituais e retiro”.

Dom Júlio explicou que é neste cenário de recolhimento que o episcopado brasileiro procura discernir os desígnios divinos, interpretando os ‘sinais dos tempos’, as percepções individuais e o feedback dos fiéis e outros bispos. Permanecendo no clima de oração pelo presidente do Regional, o segundo dia da Assembleia Geral começou com a Missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. A celebração contou com a presença no altar central dos bispos jubilares.

Durante a homilia, o Cardeal refletiu sobre as leituras bíblicas, destacando a figura de São João Batista e a superioridade de Jesus Cristo, chamando atenção para a necessidade de humildade e reconhecimento da grandeza divina. Em sua mensagem, Dom Parolin explorou as virtudes da humildade e autenticidade presentes nas palavras de São João Batista, enfatizando como elas reforçam a vocação dos líderes religiosos e fiéis. Ele ressaltou, ainda, a importância de se desprender da vanglória, apontando para a incomparável grandeza de Cristo como fonte de sabedoria e guia espiritual.

Concluiu sua homilia pedindo a intercessão da Virgem Maria para inspirar gratidão e oferecer consolo através de seu amor maternal, reforçando a contínua presença e intercessão de Jesus na vida dos fiéis.

Seguindo para o retiro que aconteceu durante todo este dia, com as pregações Dom Parolin, os bispos meditaram sobre o tema da “Participação”: “A Igreja é realmente o seu Corpo (de Cristo), o seu “prolongamento” somático na história e no mundo; graças aos sacramentos e à ação do Espírito Santo, circula nas veias da Igreja a própria vida de Cristo!”.

No retiro que se estendeu até o final da tarde com pregações de Dom Parolin, os bispos refletiram sobre o tema da “Participação”. E, reunidos como povo batizado e redimido pela vitória pascal de Cristo sobre o pecado e a morte, e acolhendo a misericórdia que emana de seu divino coração, o episcopado participou de uma celebração espiritual.

Fonte: CNBB Sul 1

 

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar