Bispos paulistas iniciam Assembleia com reflexão sobre desafios e oportunidades do momento eclesial

Bispos paulistas iniciam Assembleia com reflexão sobre desafios e oportunidades do momento eclesial

Teve início em 3 de junho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, a 87ª Assembleia Regional dos Bispos. Promovido pelo Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro seguirá até quinta-feira, dia 5. “Igreja Povo de Deus: Coração da Sinodalidade” foi o tema assumido para nortear a programação.

O Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, presidiu a oração da Hora Média; que oficialmente marcou o início das exposições e demais atividades. “O Batismo é hoje a vossa salvação, indicou São Pedro. É portanto do Batismo que Cristo se reveste de si mesmo. Toda a vida cristã tem sua fonte e horizonte no interior da Trindade”, sintetizou o presidente interino do Regional.

Realidades do Regional

Além de Dom Moacir, o bispo diocesano de São Carlos e vice-presidente interino do Regional, Dom Luiz Carlos Dias, e o bispo auxiliar de São Paulo e secretário da Entidade, Dom Carlos Silva, fizeram, após a aprovação da pauta, a exposição do Relatório Anual da Presidência sob os prismas pastoral e econômico. O secretário-executivo, Pe. Luís Fernando da Silva, detalhou as movimentações financeiras que, acompanhando parecer do Conselho Econômico, foram aprovadas.

Merece destaque, entre os investimentos, a ajuda financeira à Diocese africana de Pemba. Alvo das ações do Projeto Igrejas Irmãs, aquela Diocese já não conta com a presença dos missionários enviados em nome do Regional Sul 1, mas segue dependendo do organismo da CNBB para uma séria de ações. Em especial, segundo o relatório, os aportes financeiros foram emergenciais face as consequências do ciclone tropical Chido, verificado naquela região.

Ainda na terça-feira, dia 3, a segunda sessão da Assembleia foi coordenada pelo Pe. Dr. Alexandre Favretto. Ligado à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), o presbítero apresentou a análise de conjuntura Eclesial. A exposição foi uma leitura dos desafios e esperanças do atual contexto da evangelização.

A partir de quatro “princípios polares”, igualmente assumidos anteriormente pelo Papa Francisco, o expositor – situado na atualidade – partiu do pontificado anterior até Leão XIV. Seguindo a mesma dinâmica, o Pe. Alexandre igualmente estabeleceu ligações a partir de Leão XIII. “A época de mudança não é só um desafio, mas também uma oportunidade”, disse.

 

A sinodalidade como caminho

Citando a cultura digital como oportunidade, o Pe. Alexandre se apoiou na Inteligência Artificial (IA) como a nova “revolução” (já considerada pelo Papa Leão XIV). Em outra referência, “o esquema sinodal nos diz claro que o Leigo é um protagonista”, explicou o presbítero. Porém, o enfraquecimento da presença de jovens configura como um desafio (acentuado pela crise de identidade do grupo que, igualmente, se encontra carente de um projeto de vida).

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, abriu a rodada de partilhas e enfatizou a necessidade de comunhão entre todos os agentes no seio Eclesial. Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar de São Paulo, sintetizou a exposição a partir de ideia de que a IA se apresenta para “alavancar” a superação das fragilidades humanas. “Até que ponto somos capazes de nos confrontar com a realidade?” O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Junior, apresentou questionamento acerca da dificuldade de abertura ao novo.

Partilha

A Irmã Inês da Costa Camargo, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) apresentou a realidade do organismo, finalidade e missão. “A CRB Paulista está em Jubileu. Estamos completando 60 anos. Acendemos a ‘chama diamante’, que está percorrendo os 49 núcleos paulistas, dispostos em 6 Sub-Regionais. “Assim, estamos tentando animar a Vida Consagrada e contando com a comunhão com os senhores bispos”, concluiu.

Fonte: CNBB Regional Sul 1

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar