Breve panorama dos dez anos de episcopado na Arquidiocese de RP

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto o arcebispo dom Moacir Silva acompanha com intensidade a vida pastoral e missionária, em reuniões com o Clero e os leigos, missas e celebrações da crisma nas comunidades paroquiais, visitas às entidades católicas, atendimentos na Cúria, além de participar das Assembleias Gerais dos Bispos; do Curso dos Bispos, na Arquidiocese do Rio de Janeiro; do Encontro de bispos de grandes cidades; reuniões na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras atividades.

Assembleia Pastoral: O cuidado na condução da vida pastoral arquidiocesana através do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, propiciou a dom Moacir conduzir duas assembleias arquidiocesanas de Pastoral. A 14ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 13 de setembro de 2015, na Casa Dom Luís, em Brodowski, e o desdobramento na publicação do documento: Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019). E, a 15ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida em 24 de novembro de 2019, na paróquia Santa Teresinha Doutora, e a posterior publicação do documento: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). As diretrizes têm o objetivo de orientar a ação evangelizadora em toda a Arquidiocese. Outro ponto importante no pastoreio de dom Moacir é a valorização do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), do Conselho Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP). Dom Moacir é presença ativa nos encontros das pastorais, movimentos e serviços. Além de manifestar o carinho e o desejo de rejuvenescer a Igreja arquidiocesana com o acompanhamento junto ao Setor Juventude.


Cartas Pastorais:
Quatro Cartas Pastorais foram publicadas por dom Moacir: A “Carta Pastoral sobre a preparação para o Sacramento do Matrimônio na Arquidiocese de Ribeirão Preto”, em 2017, que introduziu uma única modalidade de preparação dos noivos em toda a arquidiocese; a “Carta Pastoral aos Padres da Arquidiocese de Ribeirão Preto”, em 2018, na memória de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, e por ocasião do 110º aniversário da Igreja Particular de Ribeirão Preto. Em 2020, a “Carta Pastoral Sede de Espiritualidade”, para promover a espiritualidade na arquidiocese a partir da instituição de um “Centro de Espiritualidade”. E, a última, em 2021: “Carta Pastoral sobre a Catequese Batismal”, adotando uma nova modalidade de preparação de pais e padrinhos no território arquidiocesano.

Seminários e Cearp: Um olhar atento às vocações e ao acompanhamento das casas formativas dos Seminários Maria Imaculada e Seminário São José e Propedêutico Bom Pastor, manifesta o cuidado com a formação dos futuros padres. No ano de 2020 dom Moacir presidiu a celebração dos 75 anos de criação do Seminário Maria Imaculada, e em 2021, comemorou os 30 anos de afiliação do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto à Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP).


Pastoral Presbiteral:
A reuniões do Clero, as formações permanentes, os retiros espirituais presbiterais, as Jornadas de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, as reuniões periódicas do Conselho Presbiteral, os encontros com os padres por tempo de ordenação e com o clero das foranias, colaboram na presença atenta e próxima de dom Moacir aos padres. A preocupação com a saúde, o bem-estar, e a atenção ficam expressos na manutenção da Casa Presbiteral São Padre Pio, espaço de acolhida, residência, vida comunitária, para os padres eméritos e enfermos.

Ordenações: Dom Moacir, neste período de dez anos de ministério episcopal na arquidiocese, ordenou 14 padres diocesanos: Mateus Martins; Thiago José Barbosa Oliveira dos Santos, Severino Germano da Silva, Fernando Venturin Franco, Danilo Barbieri Costa, Luiz Augusto Olivo Camargo, Alexandre Canella Sanches, Igor Fernando Aparecido Madalosso de Lima, Gabriel Balan Leme, Rafael Carlos dos Santos Ribeiro, Luís Felipe Rodrigues da Silva, Alcides Pizeta Neto, Vinícius Martins Cestari e Rodrigo Barcelos; e também seis padres religiosos.


Diaconado:
Dom Moacir ordenou 62 diáconos permanentes, provenientes das três turmas da Escola Diaconal São Lourenço. Assim deu continuidade ao trabalho iniciado por dom Joviano de Lima Júnior, SSS, que retomou a formação aos candidatos ao diaconado permanente. Com o aumento da presença dos diáconos permanentes houve a criação, em 2017, da Associação dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Adparp).

Ordenações Episcopais:
O arcebispo foi ordenante principal na ordenação episcopal do arcebispo Dom Ilson de Jesus Montanari (2013), secretário da Congregação para os Bispos e vice-carmelengo da Igreja romana; e coordenante nas ordenações episcopais de Dom José Roberto Fortes Palau (2014), bispo auxiliar de São Paulo; Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia (2014); de Dom Moacir Aparecido de Freitas (2016), bispo da diocese de Votuporanga; e de Dom Rogério Augusto das Neves, bispo auxiliar de São Paulo (2022).

Paróquias:
Nestes dez anos, dom Moacir, criou as quase paróquias: São Francisco de Assis (2014), em Sertãozinho; e São Mateus Apóstolo (2016), em Ribeirão Preto; a paróquia Nossa Senhora de Fátima (2014), em Cajuru; e elevou a santuários arquidiocesanos as paróquias: Senhor Bom Jesus da Cana Verde (2015); Santa Rita de Cássia (2016), em Santa Rita do Passa Quatro; e Nossa Senhora de Fátima (2017), em Cajuru. No Ano Missionário Extraordinário, em 20 de outubro de 2019, criou a Primeira Comunidade Eclesial Missionária, no Jardim Cristo Redentor, em Ribeirão Preto.

Visita Ad Limina Apostolorum:
De 26 de setembro a 2 de outubro de 2022, dom Moacir realizou a visita Ad Limina Apostolorum junto com os bispos do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo), participando das reuniões nos dicastérios, das celebrações nas basílicas e da audiência e visita ao Papa Francisco.

Funções no Episcopado (CNBB):
No Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Foi Presidente da Sub-Região Aparecida – Regional Sul 1 – CNBB (2005-2011); Presidente da Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 – CNBB (2007-2011); Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul1 (2007-2011 e 2011/2015); Presidente da Comissão para os Ministérios ordenados e a Vida Consagrada, referencial pela Pastoral Vocacional, Comissão Regional de Diáconos e pelos Bispos Eméritos; Membro do Conselho Permanente da CNBB pelo Regional Sul 1 (2019-2023); Na CNBB (Nacional): Membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância e Membro do Comitê Econômico do CELAM – Conferência Episcopal Latino-Americana – (2007-2011); Presidente da Comissão Episcopal para implementação do Motu Proprio Miti Iudex Dominus Iesus (Processos de Nulidade Matrimonial), instituída em setembro de 2015, pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB; Presidente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB; Presidente da Comissão de Redação do Novo Estatuto e Regimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2021-2023); Presidente da Assessoria Jurídico-Canônica da CNBB (2023). Na 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1, em 1º de junho de 2023, foi  eleito Vice-Presidente do Regional Sul 1.

Câmaras Municipais:
Em 11 de outubro de 2016, recebeu da Câmara Municipal de Sertãozinho, o título de cidadão honorário. No mesmo ano, em 05 de novembro, recebeu da Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, o título de cidadão honorário. No dia 22 de junho de 2018, recebeu da Câmara Municipal de Ribeirão Preto o título de cidadão Ribeirão-pretano.

Programa Estou Convosco:
Desde 24 de maio de 2020, Solenidade da Ascensão do Senhor, em um período marcado pela pandemia do novo coronavírus, iniciou aos domingos, às 17h, a transmissão do Programa “Estou Convosco”, na página do facebook da arquidiocese, e a coordenação da transmissão feita pela Rede Arquidiocesana de Transmissão. Ainda mantém diariamente a “Palavra do Arcebispo”, na Rádio Dominus RP, e no canal do Youtube @dommoacirsilva.

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Ribeirão Preto

Veja também: