Campanha Missionária 2022

No mês de outubro somos animados a refletir a nossa missão como batizados, e este ano em especial, somos convidados a ter um olhar especial para o Ano Jubilar Missionário. Como podemos ver a nossa Campanha Missionária 2022 nos apresenta o tema: “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.

E a cada ano é escolhido um Santo Missionário e este ano o testemunho missionário escolhido é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon (França), em 22 de julho de 1799. Ela fundou a Obra da Propagação da Fé, em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM), como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

E a partir disso as Pontifícias Obras Missionárias disponibiliza em seu portal (www.pom.org.br/cm2022/) matérias que auxiliam nos trabalhos pastorais (apresentação da campanha missionária, novena, santinho, vídeos entre outros materiais). Termino com a mensagem que o Santo Padre o Papa Francisco nos deixa neste ano para o Dia Mundial das Missões que se detém em três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”. O Papa nos deixa a seguinte mensagem “Queridos irmãos e irmãs, continuo a sonhar com uma Igreja toda missionária e uma nova estação da ação missionária das comunidades cristãs. E repito o desejo de Moisés para o povo de Deus em caminho: ‘Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse’ (Nm 11, 29)”.

Caique Augusto Domingos de Oliveira
Seminarista / COMIDI / COMISE

 

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.