Candidatos ao diaconato permanente fazem o rito de admissão às ordens sacras

Candidatos ao diaconato permanente fazem o rito de admissão às ordens sacras

Os candidatos ao Diaconato Permanente da quarta turma da Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço se reuniram em 03 de agosto, às 19h30, na Basílica Menor Santo Antônio de Pádua, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, para a concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano dom Moacir Silva, onde manifestaram publicamente o desejo de Admissão às Ordens Sagradas. Além da comunidade paroquial estiveram presentes as esposas, familiares, amigos dos candidatos ao diaconato, padres formadores da Escola Diaconal, alguns padres das paróquias da arquidiocese, diáconos permanentes e seminaristas. A missa marcou também as comemorações dos 15 anos de fundação da Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço.

Rito da Admissão

Conforme o Cerimonial dos Bispos no número 47 o rito da admissão tem o propósito de ouvir a manifestação pública do candidato às ordens sagradas em servir a Deus e a Igreja: “O rito da admissão destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se dar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato”.

O rito de admissão teve início após a homilia, e o diretor da Escola Diaconal padre André Luiz Massaro, chamou um a um os candidatos pelo nome, e estes se apresentaram ao Arcebispo. Os candidatos ao diaconato continuam o processo formativo com as aulas e os estágios arquidiocesanos e paroquiais. A quarta turma conta com 34 alunos, sendo que 33 estiveram presentes na celebração, e um dos alunos por motivo de estar em recuperação da saúde não pode comparecer.

Quarta Turma: A quarta turma da Escola Diaconal São Lourenço iniciou a caminhada vocacional no ano de 2018 com os encontros do período propedêutico de discernimento vocacional. O ano letivo começou em 2019 com aulas presenciais no Centro Arquidiocesano de Pastoral, inicialmente as sextas-feiras, e depois as aulas passaram a ocorrer nas terças-feiras. No período de formação os alunos contam com aulas ministradas por professores (padres e diáconos), e os estudos são avaliados periodicamente através de trabalhos e avaliações. Antes do início das aulas os alunos fazem a experiência da oração das vésperas da Liturgia das Horas. Ainda ocorrem encontros de espiritualidade mensal, com a participação das esposas para o fortalecimento do exercício da dupla sacramentalidade.

Continuemos a rezar pela Escola Diaconal e pelo futuro dos nossos alunos. Temos certeza que a chegada dos candidatos da quarta turma ao diaconato permanente será uma linda primavera para nossa Igreja Particular.

Fotos: Pascom Basílica Menor Santo Antônio de Pádua

Veja também:

Nota de Falecimento do Padre João Donizeti Gironi

A Arquidiocese de Ribeirão Preto comunica com pesar o falecimento do Padre João Donizeti Gironi, aos 62 anos, no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, às 18h30, desta terça-feira, 07 de fevereiro de 2023. Padre Gironi era vigário paroquial da paróquia São Bento, em Cajuru, e Diretor Espiritual dos Seminários Arquidiocesanos.