Cantando Vocações celebra os 80 anos do Seminário no Ano Jubilar da Esperança

Com o tema: “80 anos Semeando Vocações, Cantando Esperança!”, a sexta edição do musical vocacional “Cantando Vocações”, aconteceu em 29 de agosto, no Seminário Maria Imaculada, em Brodowski, em sintonia com as comemorações dos 80 anos do Seminário Maria Imaculada e dos 20 anos da Ação Missionária Ribeirão Preto / Manaus. O evento, marcou o encerramento do Mês Vocacional, e reuniu padres, diáconos, seminaristas, leigos e leigas, unidos para cantar a beleza da vocação que receberam de Deus. Na página do Lançando Redes (facebook e instagram) encontramos a motivação para a realização deste evento: “Neste ano em que celebramos os 80 anos do nosso Seminário e vivemos as graças do Jubileu da Esperança, o Cantando Vocações ganhou um significado ainda mais profundo. A oportunidade de conhecer um pouco mais da rotina dos nossos seminaristas, a celebração do encerramento do Mês Vocacional e a reafirmação de que a verdadeira felicidade está em Deus e no serviço generoso à Sua vontade. Foi uma noite de música, testemunhos e comunhão, com a presença de padres, seminaristas, religiosos, religiosas e famílias de toda a Arquidiocese”.

A edição deste ano aconteceu na quadra esportiva, local da montagem de um palco para as apresentações musicais e acomodações para os convidados. A cada edição um ambiente da casa formativa tem sido cenário do “Cantando Vocações”, e levando os participantes a conhecerem a diversidade dos espaços da casa formativa. As apresentações foram divididas em quatro blocos, os três primeiros simbolizados pelas diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas: Laudes, Vésperas e Completas; e o último bloco recebeu o título “Você Decide”, e contou com a participação dos presentes que durante os três primeiros blocos votaram e escolheram as músicas que mais gostaram, e as mais votadas foram interpretadas por convidados.

Músicas: A abertura do “Cantando Vocações” iniciou com a execução do “Hino do Jubileu” cantado por Maria Cecília e Renata; depois a canção Me Leva (Colo de Deus), com padre Kleber Tostes; e na sequência o reitor do Seminário, padre Antônio Elcio de Souza (Pitico) fez um breve resgate da história dos 80 anos do Seminário. O primeiro bloco “Laudes” teve as seguintes apresentações musicais: ‘Vocação’ (Padre Zezinho), cantada por Dom Moacir Silva; ‘Te amarei Senhor’ (Alfred Mercieca), pelo seminarista Willy; o padre Christian Ferreira interpretou a canção ‘O nosso general é Cristo (Bonnie Low)’; a canção ‘Hino do Sínodo Pan-amazônico’; a música ‘Saga de um Canoeiro’, executada pelo padre Leonardo Silva. O segundo bloco ‘Vésperas’ começou com a música ‘Ave Maria Sertaneja’ (Luiz Gonzaga), interpretada por Adailza; ‘Santíssima’, por Gabi; ‘A Padroeira’, executada por Raquel e Paulinho; ‘Lá no altar de Aparecid’a, cantada por Manoela e Osman; o ‘Hino do Seminário’, interpretado por Miguel e Cauã. O terceiro bloco “Completas” começou com ‘La voce di Maria’, executada por Ir. Michele e Tacristy; ‘Minha essência’, com Gabi; o seminarista Lucas Pais, cantou ‘Há um barco esquecido na praia’. E o quarto bloco apresentou as canções escolhidas pelos participantes.

80 anos: O Seminário Diocesano Maria Imaculada foi inaugurado em 19 de março de 1945, na Rua Rui Barbosa, 1032, em Ribeirão Preto. Com a elevação da diocese à arquidiocese, em 19 de abril de 1958, passou a Arquidiocesano. No ano de 1961 muda-se para o novo prédio construído em Brodowski, e inaugurado em 12 de dezembro do mesmo ano. O seminário em Brodowski foi desativado em 1972 e, reaberto em 1984. Desse período até os dias atuais o Seminário acolhe os seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia. Atualmente o Seminário Maria Imaculada abriga as casas formativas da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e das dioceses de Jaboticabal, São João da Boa Vista e Ituiutaba (MG); e do Seminário Propedêutico Bom Pastor (Ribeirão Preto).

Veja também:

INSCRIÇÕES: Aproxima-se o dia da I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

As paróquias tem até 25 de outubro para enviarem a Síntese Paroquial. O prazo limite para Inscrição se encerra em 09 de novembro. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.