Carta de São Paulo aos Romanos, tendo como lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

O mês de setembro se tornou referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus, tornando-se em todo o Brasil, desde 1971, o Mês da Bíblia. Desde o Concílio Vaticano II, convocado em dezembro de 1961, pelo papa João XXIII, a Bíblia ocupou espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese, nos grupos de reflexão, nas comunidades eclesiais. Este ano, 2025, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia, na vivência do Jubileu 2025, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propondo o estudo Carta de São Paulo aos Romanos, tendo como lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

O texto-base “Mês da Bíblia 2025: Carta aos Romanos”, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, e publicado pelas Edições CNBB, e tendo como autores: Mariana Aparecida Venâncio Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza Cláudio Vianney Malzoni Pe. Clodomiro de Souza e Silva Maria de Lourdes Corrêa Lima, propõe roteiros para a realização de encontros em grupos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus e intensificar a sua formação bíblica, abrindo-se ao diálogo e anunciando Jesus Cristo de forma missionária.

O material é composto pela apresentação e cinco encontros: 1) Conhecendo a Carta aos Romanos; 2) Justificados pela fé e não pelas obras (Rm 1,18–4,25); 3) Reconciliados com Deus, somos peregrinos de esperança (Rm 5,1-21); 4) Batizados em cristo e libertados do pecado e da lei (Rm 6,1–7,25) e 5) A esperança cristã a partir da presença do espírito e do amor de Deus (Rm 8).

Na apresentação, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Antônio Brustolin, comenta a escolha do tema e do lema do Mês da Bíblia 2025: “Quando escolhemos esse lema, com o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT), a Bula de Proclamação do Jubileu da Encarnação de 2025 ainda não havia sido publicada. Grata surpresa tivemos ao ver que o Papa Francisco escolheu o mesmo lema para iluminar suas reflexões sobre a esperança, na Bula Spes non confundit (2024). Para nós, a convergência entre o tema da esperança no Jubileu de 2025, a escolha da Carta aos Romanos para o Mês da Bíblia de 2025 e a certeza do lema bíblico — a esperança não decepciona! – são ecos da voz do Espírito à Igreja no Brasil. Essa voz não só nos anima a seguir o caminho seguro da esperança cristã em meio a tantas dúvidas que possam se interpor à nossa missão, mas também reforça a tarefa que recebemos em nosso Batismo: marcar o mundo de hoje com os sinais da esperança que é Jesus Cristo”.

Dom Leomar ainda na apresentação destacou a importância da participação das comunidades no Mês da Bíblia: “Este Texto-Base se destina a todos aqueles e aquelas que, nas comunidades de todo o Brasil, se dedicam à dinamização do Mês da Bíblia. Esse é um momento fundamental, iniciativa própria de nosso país, em que nos reunimos ao redor da Palavra para beber de sua fonte e discernir os caminhos para a missão, com a criatividade própria do Espírito que guia nosso povo. Agradeço especialmente a Deus pela vida e pela missão dos que contribuíram com a elaboração e também com a revisão deste material. Acompanho, com minhas orações, todos os que tiverem este subsídio em suas mãos. Que o Bom Deus torne fecundos todos os propósitos de escuta discipular, ensinamento fiel e anúncio transformador da Palavra de Deus!”

Domingo da Palavra de Deus: O papa Francisco, pelo Motu Proprio “Aperuit illis” pela qual se institui o Domingo da Palavra de Deus, em 30 de setembro de 2019, Memória litúrgica de São Jerónimo e início do 1600º aniversário da sua morte, instituiu em âmbito universal, a celebração no 3º Domingo do Tempo Comum, o “Domingo da Palavra de Deus”, dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. O episcopado brasileiro, durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2021, aprovou o envio de um pedido à Santa Sé para que o Domingo da Palavra de Deus fosse celebrado aqui no Brasil no último domingo de setembro, próximo à festa do santo que traduziu os textos sagrados para o latim, e em 2022, recebeu a autorização da Santa Sé. “Fomos autorizados a manter a celebração do Domingo da Bíblia no último domingo de setembro, conforme o nosso costume precedente”, explica a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio.

Para adquirir os materiais do Mês da Bíblia 2025, acesse o site da Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br

Veja também:

A sinodalidade missionária na Igreja

No mês de outubro nossas atenções se voltam, de modo especial, para a questão missionária. Temos, no dia 19, o Dia Mundial das Missões. Neste ano, a Pontifícias Obras Missionárias (POM), propõe para reflexão o tema: “Missionários da esperança entre os povos”

Casa de Retiro Dom Luís abre agendamentos para 2026

A Casa de Retiro Dom Luís, em Brodowski, abre sua agenda de 2026, para os agendamentos. Buscando cumprir nossa missão evangelizadora, temos a alegria de declarar aberta a agenda de nossa Casa de Retiro Dom Luís