Catequistas refletem o tema ‘Catequista Ministro a Serviço da Comunhão Eclesial’ no X Sulão

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023, aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, o X Sulão de Catequese, que contou com a presença de catequistas, assessores, padres e bispos dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O encontro foi iluminado pelo texto bíblico de Lucas 19,1-10 e teve como tema: “Catequista Ministro a Serviço da Comunhão Eclesial”. A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve presente com os assessores da Comissão Animação Bíblico-Catequética: padre Marcelo Luiz Machado, que também é coordenador do Regional Sul 1 da CNBB; padre Severino Germano da Silva; e algumas catequistas que integram a comissão arquidiocesana.

No primeiro dia (17) os participantes revisitaram a história do Sulão e houve um momento de oração. No sábado (18) na parte da manhã contamos com a assessoria de Victor Hugo Paiva Melo, Mestre em Teologia Pastoral, que refletiu o tema: “O ato de comunicar no Ministério da Catequese”. Na parte da tarde a leiga Mariana Aparecida Venâncio, Assessora da Comissão de Animação Bíblico-Catequética da CNBB, tratou do tema: “O catequista a serviço da missão eclesial”. O segundo dia foi finalizado com a reza do Terço Luminoso ao redor da Basílica. No domingo (19) após a Missa, o bispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergman, refletiu o tema: “Catequistas Ministros da Palavra”.

A comissão avalia que a participação no encontro foi excelente e com certeza fez com que cada catequista ali presente saísse com ainda mais amor e vontade de fazer o melhor para anunciar o Reino de Deus.

Teologia da Catequese: Durante evento o padre Marcelo Luiz Machado, assessor da Comissão Animação Bíblico-Catequética na Arquidiocese de Ribeirão Preto e no Regional Sul 1, lançou o livro: “Teologia da Catequese: propor a fé à luz do Concilío Vaticano II”, pela Editora Santuário. O livro propõe refletir teologicamente a Catequese como proposta de fé, especialmente no contexto pós-Vaticano II. Procura, também, fazer uma aproximação entre reflexão teológica e Catequese, mostrando que, quando as duas caminham juntas, são capazes de apresentar novos caminhos para anunciar a fé que professamos, seja no pluralismo sociocultural, no relativismo religioso, na imensidão do continente digital ou, ainda, na crise ecológica, pela qual passamos.

Comissão Animação Bíblico-Catequética

Veja também: