Cearp celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Em comunhão com a Igreja e tantas outras denominações religiosas cristãs e não-cristãs, o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski, celebrou no dia 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A iniciativa nasceu em 1970, na Igreja ortodoxa, e desde 2015 foi assumida pela Igreja Católica, por iniciativa do Papa Francisco.
Mais do que um dia de oração, ao assumir o compromisso, o Papa instituiu o “Tempo da Criação”, que tem início em 1º. de setembro e o encerramento em 04 de outubro de 2023, data em que se celebra São Francisco de Assis, um santo tão querido em muitas religiões. A intenção do tempo é promover a conversão ecológica e a tomada de consciência pelo cuidado com a Casa Comum.
No CEARP, fizemos a oração de cantos sálmicos e a oração de São Francisco. O Diretor Geral refletiu a mensagem do Papa para o dia que traz o tema: «Que jorrem a justiça e a paz», inspirado pelas palavras do profeta Amós: «Jorre a equidade como uma fonte, e a justiça como torrente que não seca» (5, 24), e também explicou um pouco sobre a Rede Universitária pelo Cuidado da Casa Comum. Além disso, dois alunos do Terceiro ano de Filosofia (Clayton e Leonardo) apresentaram as dificuldades que o planeta sofre nos últimos anos, a partir da Encíclica Laudato Sí. E ainda, dois alunos de Teologia (Lucas Procópio – 2º. Teologia – e Lucas – 1º. Teologia) apresentaram as implicações do avanço tecnológico com relação aos recentes problemas ecológicos.

Este ano, o evento precisava ser celebrado comunitariamente no CEARP. Isto porque, dentro do tempo da criação de 2023, ocorrerá a reunião da RUC (Rede Universitária de Cuidado), grupo formado por universidades latino-americanas que abraçaram a responsabilidade de “organizar a esperança”, através de ações que envolvam as comunidades universitárias em práticas pelo bem comum e o cuidado do planeta. Será a primeira vez que o CEARP estará representado no evento!
O encontro da RUC acontecerá entre os dias 20 e 21 de setembro, no Vaticano (Itália), e contará com a participação do Papa Francisco. Do Brasil, estarão presentes muitas universidades federais e estaduais, além de algumas instituições educacionais privadas. O CEARP está entre os poucos Institutos Eclesiásticos que irão participar. Será uma oportunidade singular para a Instituição e, principalmente, para a Igreja Particular de Ribeirão Preto e demais dioceses que mantém seus alunos no Instituto.
Assim, a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação no CEARP, e consequente, a abertura do Tempo da Criação, significou um momento acadêmico importante para fazer ecoar o grito da Terra que clama pela nossa atenção, responsabilidade e cuidado!
Pe. Círio Alessandro Jacinto
Diretor Geral do CEARP
@cearpoficial

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”