CELAM divulga subsídios, em português, com orientações para a Fase Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade

A Fase Continental do Sínodo da Sinodalidade começou em 27 de outubro de 2022, com a publicação do Documento de trabalho para a etapa Continental. Nesta fase do processo surgiram diversas dúvidas como: Em que momento se encontra o processo sinodal?, O que é a fase continental?, Quem pode participar da fase continental, entre outras.

Por isso, o Conselho Episcopal LatinoAmericano e Caribenho, o Celam, cridou um subsídio, em PDF, e um vídeo tutorial que recordam algumas orientações fundamentais da Secretaria Geral do Sínodo, em torno da fase continental do Sínodo da Sinodalidade 2021-2024.

O subsídio, em PDF, é colocado à disposição das Conferências Episcopais do continente e do Povo de Deus, em geral, e reúne algumas orientações fundamentais do Secretariado do Sínodo relativo à Fase Continental do Sínodo da Sinodalidade 2021-2024.

Ele procura responder a algumas das questões que mais frequentemente surgiram durante os encontros com as equipes nacionais que lideram e acompanham o processo sinodal em cada um dos seus países, e constitui também uma ajuda pedagógica para aprofundar o significado e o espírito desta fase, em continuidade com o caminho percorrido e tendo em vista os próximos passos

Baixe a versão em português do subsídio (aqui).

Vídeo

Também foi produzido um vídeo tutorial em parceria com a comissão coordenadora da fase continental do Sínodo, abordando cada uma das perguntas frequentes da fase continental.

O vídeo pode ser utilizado pelas conferências episcopais, dioceses, paróquias, intituições e organizações, comunidades em geral, que estão dispostas a trabalhar com seus grupos e subsidiar suas equipes.

Assista o vídeo, em português:

Fonte: CNBB

Veja também:

Ano da Oração

Na preparação do Jubileu 2025, o ano de 2023 foi o ano voltado à redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II: Dei Verbum (DV), Sacrosanctum Concilium (SC), Lumen Gentium (LG), Gaudium et Spes (GS). O ano de 2024 é dedicado inteiramente à oração, avançando na preparação para o Jubileu 2025: “Peregrinos de Esperança”