Celebração de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos na Arquidiocese de Ribeirão Preto

A Arquidiocese de Ribeirão Preto fará a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos (2023), no domingo, dia 17 de outubro de 2021, em dois momentos: o primeiro, às 9h, um momento de formação com os integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e Conselho Presbiteral, no Salão Dom Alberto Gonçalves; e o segundo, às 11h, com a missa presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, e a presença de dois representantes de cada paróquia, que na ocasião receberão os materiais de trabalho para o “Itinerário Sinodal”. Os fiéis também poderão acompanhar a missa pelo canal do Youtube da Arquidiocese: @arquidioceserp. Para animar e coordenar a fase diocesana do Sínodo na arquidiocese, o arcebispo Dom Moacir Silva, nomeou em 30 de setembro, a Comissão Especial para o Sínodo que conta com os membros do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral e mais quatro integrantes: um jovem, dois leigos (representantes das foranias de Ribeirão Preto e do Interior), e uma religiosa.

Convocação do CAP e Conselho Presbiteral

O arcebispo Dom Moacir Silva convocou em carta datada de 06 de outubro, os integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e Conselho Presbiteral, para o momento formativo, no dia 17 de outubro, às 9h, no Salão Dom Alberto, em Ribeirão Preto. A formação abordará os passos a serem dados na Arquidiocese durante a fase diocesana do Sínodo, que consiste no processo de escuta das realidades eclesiais e sociais. O momento formativo terminará com a participação dos integrantes do CAP e Conselho Presbiteral na missa da Catedral Metropolitana, às 11h.

Missa de Abertura e presença dos representantes paroquiais

Em carta convocação enviada aos padres e comunidades paroquiais, em 06 de outubro, o Arcebispo Dom Moacir Silva, solicitou aos párocos o envio de dois representantes paroquiais para a Missa de Abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, no dia 17 de outubro, às 11h, na Catedral Metropolitana. Os representantes paroquiais ao chegarem a Catedral deverão fazer a identificação (credenciamento) nos locais identificados, e ali receberão uma senha, para retirarem, após a celebração os materiais a serem levados às paróquias para o processo de escuta do Sínodo.

Nos caminhos da espiritualidade sinodal

Uma série de seis vídeos foram produzidos e estão sendo postados nas redes sociais da Arquidiocese (@arquidioceserp) durante esta semana para nos ajudar neste início da caminhada sinodal arquidiocesana. Trata-se de um ciclo de reflexões e orações pela Fase Diocesana. Acesse aqui os vídeos.

Sínodo dos Bispos

Com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a 16.ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, quer estar aberta a escuta, a aproximação, ao diálogo, a “Caminhar Juntos”, e tem como meta ouvir as diversas instâncias da Igreja, e também da sociedade, no propósito da evangelização e assim ser um “ponto de convergência deste dinamismo de escuta recíproca no Espírito Santo, conduzido em todos os níveis da vida da Igreja”. O Sínodo dos Bispos não se reduz a um mero evento, mas a “um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um de acordo com sua própria função”. O Papa Francisco abriu os trabalhos do Sínodo dos Bispos, em celebração no domingo, 10 de outubro, em Roma. Nas dioceses e arquidioceses a abertura da fase diocesana acontece no domingo, 17 de outubro.

Confira as Orientações do Padre Luís Gustavo (Coordenador Arquidiocesano de Pastoral):

Carta Convocação aos integrantes do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e Conselho Presbiteral

Carta Convocação aos Padres e Comunidades Paroquiais para participação na Missa de Abertura da fase diocesana do Sínodo

 

Veja também:

Live oferece elementos para a compreensão sobre a metodologia e tema da fase diocesana do Sínodo 2023

A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil promoveu, na quinta-feira, 14 de outubro, a live “Por uma Igreja Sinodal” com foco na organização da etapa diocesana a ser desenvolvida nas Igrejas Particulares de todo mundo simultaneamente, com início previsto para a primeira quinzena deste mês. A live contou com a participação de mais de mil pessoas online e 4.900 visualizações em apenas um dia.