Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)
Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). A temática nos convida a seguir o chamado do Papa Leão XIV: “Desejo, portanto, que este Ano Jubilar possa incentivar o desenvolvimento de políticas de combate às antigas e novas formas de pobreza, além de novas iniciativas de apoio e ajuda aos mais pobres entre os pobres. Trabalho, educação, habitação e saúde são condições para uma segurança que jamais se alcançará com armas. Congratulo-me com as iniciativas já existentes e com o empenho que é manifestado diariamente a nível internacional por um grande número de homens e mulheres de boa vontade”.
A Comissão Arquidiocesana para o Jubileu 2025, a Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto, a Comunidade Missionária Divina Misericórdia, as Pastorais Sociais, e a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, motivam e convidam todas as paróquias a celebrarem o Jubileu dos Pobres, na IX Jornada Mundial dos Pobres, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres, na Rua Casa Branca, 1655, Vila Brasil, em Ribeirão Preto. Após a missa haverá um café com as pessoas em situação de rua.
Jubileu dos Pobres
Dia: 16 de novembro de 2025 – 33º Domingo do Tempo Comum
Horário: 8h
Local: Casa Santa Dulce dos Pobres – Vila Brasil – Ribeirão Preto/SP
Jornada Mundial dos Pobres
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data, celebrada anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, busca conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e convidar todos a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis.
A iniciativa surgiu como um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos, e para responderem a essa realidade com amor e serviço.
No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, para ir além de uma celebração pontual e promover um período amplo de reflexão, conscientização e ações concretas em prol das pessoas empobrecidas. A ação, que se estende por uma semana, permite que as comunidades e paróquias se envolvam em diversas atividades com as pessoas em situação de pobreza.
Acesse o Subsídio do Jornada Mundial dos Pobres




por