Celebração marca formatura dos alunos do Curso de Teologia para Leigos 2025

O Santuário Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto, sediou, em 06 de dezembro, memória facultativa de São Nicolau, bispo, a concelebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Moacir Silva, e concelebrada por alguns dos padres professores do Curso de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, entre eles: padre Antônio Élcio de Souza (Pitico), padre Luís Gustavo Benzi, padre Paulo Fernando de Mello Cunha, padre Paulo Henrique Martins, e padre João Gilberto Rodrigues; na formatura dos 18 alunos da Turma 2023-2025 do Curso de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Na homilia, dom Moacir, parabenizou os alunos e insistiu na necessidade de uma formação continuada. “Queridos irmãos, queridas irmãs, minha saudação fraterna e amiga aos formandos e formandos da nossa Teologia para Leigos. Parabéns a vocês que reservaram um tempo na vida para aprofundar o conhecimento sobre Deus e tudo o que implica a vida cristã. Parabéns, mas não parem por aí, não parem por aí. Quando nós olhamos o documento final do Sínodo, quando fala de formação, existe lá uma insistência na formação continuada. E formação para todo mundo, para os bispos, para os padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas. Formação para todos, pois todos têm o direito de aprofundar os conteúdos da fé para poder trabalhar bem na Messe do Senhor. Todos nós somos chamados a trabalhar na Messe do Senhor”.

Dom Moacir motivou os formandos a buscarem um aperfeiçoamento teológico e citou diversas áreas a serem exploradas. “De repente, agora, numa formação continuada, desejar aprofundar algum tema. Certamente, bibliografia é o que não falta para nós hoje. Então, olhar um pouco mais a revelação divina, olhar um pouco mais, por exemplo, a Igreja Povo de Deus, Capítulo 2, da Lumen Gentium, olhar um pouco mais a teologia batismal. Isso é fundamental quando a gente pensa numa igreja em perspectiva sinodal. Vocês têm um instrumental na mão para ir avançando justamente e tornando-se cada vez mais instrumentos mais hábeis nas mãos de Deus para o serviço da messe do Senhor”.

Antes dos ritos finais, houve a leitura da mensagem de agradecimentos dos formandos:

“A formatura é um dos momentos mais significativos na vida de qualquer pessoa. É a combinação desse tempo de estudo, esforço e sacrifício, celebrando realizações e abrindo portas para novas possibilidades. Neste dia especial, refletindo sobre a jornada percorrida, os desafios superados e acima de tudo as bênçãos recebidas ao longo do caminho, nada disso teria sido possível sem a orientação, a graça e o amor de Deus. Hoje, com o coração transbordando de gratidão, queremos compartilhar uma mensagem de agradecimento, primeiro, àqueles que estiveram conosco ao longo desses anos. Não poderíamos jamais deixar de reconhecer o papel crucial dos nossos professores. Sem eles, nada disso seria possível. Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora, Sua Mãe, Maria Santíssima, continue os abençoando.

Nossa trajetória, também não podemos deixar de agradecer àqueles que estiveram ao nosso lado, desde o início.

Nossos familiares, que nos apoiaram, tiveram paciência, incondicionalmente, nosso mais profundo agradecimento.

Nosso agradecimento a Telma Gomes, pelas vezes que fomos até ela perturbar, agradecer, pedir ajuda.

E por fim, nosso agradecimento especial a Dom Moacir, nosso pai e pastor zeloso. Que Deus continue abençoando e frutificando seu mistério episcopal. Nosso muito obrigado”.

Veja também: