Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto entra em nova fase

CEARP entra em nova fase

Somos gratos a Deus porque desde 1978 o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP) é a instituição formativa por excelência em nossa realidade eclesial. Primeiramente se destinou exclusivamente à formação de leigas e leigos e, depois, também passou a ser a responsável pela formação acadêmica dos futuros presbíteros de nossa Província e de algumas outras dioceses.

Desde 1991, o CEARP está afiliado à Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção” (hoje vinculada à PUC-SP). Através deste convênio, os diplomas dos concluintes em Teologia passaram a ser expedidos conjuntamente com aquela instituição, o que confere à certificação do CEARP o reconhecimento eclesiástico. No ano passado, precisamente no dia 27 de agosto, aconteceu a celebração de comemoração dos 30 anos de compromisso entre a Faculdade afiliante e o nosso Instituto afiliado. Deste modo, todo o processo formativo esteve amparado pelas orientações da Congregação para a Educação Católica, então responsável pelas Faculdades e Institutos eclesiásticos.

Dois marcos assinalaram a transição para esta nova e atual fase. O primeiro foi a promulgação da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium, promulgada pelo Papa Francisco em dezembro de 2017, sobre o ensino nas Faculdades e Institutos Afiliados. Desde então, todos os processos formativos precisaram ser revistos. Os institutos afiliados e suas afiliantes tiveram de revisar seus estatutos e reelaborar novos planos de ensino. As grades curriculares foram alteradas e os cursos passaram a ter maior dinamicidade, acompanhando as constantes transformações do atual cenário cultural.

O segundo marco foi a promulgação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 19 de março de 2022 e em vigor desde 05 de junho do mesmo ano, sobre a reforma da Cúria Romana. Desde então, a instituição responsável pelo ensino eclesiástico passou a ser o Dicastério para a Cultura e Educação. Deste modo, o processo de afiliação do CEARP com a Faculdade da Assunção (SP) precisou ser reaberto e apresentado ao novo Dicastério, levando-se em conta as novas reformulações propostas pela Veritatis Gaudium.

E, assim, no dia 18 de outubro de 2022, o Dicastério para a Cultura e Educação aprovou e promulgou o novo Estatuto Canônico do CEARP. Na mesma ocasião, o próprio Dicastério atualizou e reconheceu a afiliação do CEARP à Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção para um período de mais cinco anos, ou seja, até 18/10/2027. Então, o Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, na condição do Grão-Chanceler no Instituto, nomeou, no último dia 30 de novembro, uma nova direção para o Instituto: o novo Diretor-Geral, Pe. Círio Alessandro Jacinto e seu vice-Diretor, o Pe. Neuber Johnny Teixeira, que foram empossados no dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, às 10h, em Solene Celebração Eucarística no Seminário Maria Imaculada.

Em sessão extraordinária, ocorrida no último dia 01 de dezembro na sala de reuniões do CEARP, o Diretor da Faculdade Afiliante, Pe. Boris Agustín Nef Ulloa e seu Diretor-Adjunto, o Pe. Donizete José Xavier entregaram ao Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, os documentos de compromisso, promulgação do Estatuto e renovação da afiliação para os próximos cinco anos.

Esperamos que a nova fase do CEARP seja a colheita sempre renovada dos frutos que se plantaram ao longo dessa belíssima história de comprometimento com a formação filosófico-teológica promovida pela nossa instituição. Que o nosso serviço esteja sempre comprometido com a missão cristã no mundo que é o incansável anúncio do Evangelho!

Pe. Círio Alessandro Jacinto
Diretor-Geral do CEARP
02/12/2022

A missa com rito de posse da nova diretoria do Cearp ocorreu no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, na Capela do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski.