CIRCUNSCRIÇÃO PESSOAL

Rua Visconde de Abaeté, 834
14025-050 – Ribeirão Preto – SP

Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei

Uma Instituição da Igreja católica, fundada por São Josemaria Escrivá, em 1928, cuja missão é promover, entre pessoas de todas as classes da sociedade, a mensagem da chamada universal à santidade. O Opus Dei pretende ajudar as pessoas que vivem e trabalham no meio do mundo a levar uma vida plenamente cristã, coerente com a doutrina de Jesus Cristo.

OBJETIVO

A finalidade do Opus Dei é contribuir para a missão evangelizadora da Igreja, promovendo, entre fiéis cristãos de todas as condições, uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias correntes da existência humana e especialmente por meio da santificação do trabalho.

Visando transformar a própria atividade profissional numa participação na obra divina da Criação e da Redenção, estimulam-se a prática das virtudes cristãs e a imitação da vida de trabalho de Cristo. Fomentam-se assim os ideais nobres, valorizando a liberdade pessoal, a família, a amizade e a responsabilidade cidadã e cristã ante os problemas que afetam a sociedade.

Conforme expressão do Papa João Paulo II, São Josemaria, o fundador do Opus Dei, é o “santo da vida cotidiana”, de modo que o específico do Opus Dei é ensinar as pessoas a encontrarem a Deus na sua vida diária.

ATIVIDADES

Para alcançar a sua missão, a Prelazia proporciona meios de formação espiritual e atendimento pastoral aos seus próprios fiéis e também a muitas outras pessoas: homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e para o clero diocesano.

O Opus Dei oferece aulas, palestras, momentos de oração e recolhimentos espirituais sobre o Evangelho, a doutrina e a vida cristã. Realiza também retiros espirituais e uma orientação individual da parte dos sacerdotes da Prelazia.

Estas atividades são realizadas nas sedes dos centros da Prelazia e em outros lugares apropriados: na casa ou escritório de algum dos participantes, na universidade, numa igreja, etc.

Aos estudantes de ensino médio e universitários os centros do Opus Dei oferecem também atividades de caráter educativo, cultural e social, que visam o aperfeiçoamento dos talentos de cada um e fomentam a responsabilidade no estudo e perante a família e a sociedade.

Em lugares socialmente menos favorecidos a Prelazia ajuda a promover iniciativas de caráter social.

Para os sacerdotes, diáconos e seminaristas diocesanos o Opus Dei, através da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, associação inseparavelmente unida à Prelazia, promove atividades de formação espiritual para favorecer a santidade pessoal no exercício do próprio ministério.

Para obter mais informações, acesse o site: www.opusdei.org.br