Clero aborda temas pastorais e eleições na última reunião geral de 2023

Na quinta-feira, 1º de dezembro, das 8h30 às 17h, os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram na Casa Dom Luís, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo dom Moacir Silva, para a última Reunião Geral do Clero do ano de 2023. Na pauta da reunião os seguintes temas: Oração Inicial, Leitura da Ata, Palavra do Arcebispo, Encontro Sinodal da Sub-Região RP-1, Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 (AIP), Pré-assembleia Arquidiocesana 2023, Eleições dos Vigários Forâneos, Eleição dos Representantes do Fraterno Auxílio Presbiteral, Eleição dos Representantes das Faixas da Equipe Arquidiocesana de Assuntos Econômicos (EPAEC), Assuntos do Economato e Comunicados Pastorais. Na abertura, a Pastoral Presbiteral, conduziu a oração inicial na capela, e na sequência no auditório a leitura da ata e a apresentação da pauta feita pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Palavra do Arcebispo

O arcebispo Dom Moacir saudou os padres e diáconos e dirigiu uma breve palavra sobre o Tempo do Advento: “Estamos na última reunião geral do clero deste ano, estamos terminando mais um ano, entramos na última semana do ano litúrgico, estamos às portas do Tempo do Advento, um tempo que convida a reflexão, um tempo que nos convida a olharmos para a nossa vida. O Advento insiste, na primeira semana, no tema da vigilância, e Jesus deixa claro que a vigilância é cada um exercer bem a missão que recebeu, administrar bem os dons que recebeu, então é muito importante neste final de ano e começo do Advento olhar um pouco como está a nossa vida e fazer uma avaliação diante de Deus e diante da missão que Ele nos confiou a cada um de nós, por exemplo: como vai a minha comunhão e fidelidade com Jesus Cristo? Como vai o meu comprometimento com a Igreja? Enfim, avaliar um pouco a vida recordando o passado, mas tendo o futuro em mente para poder melhorar aquilo que realizamos ao longo deste ano e renovar nossa opção por Cristo, pelo nosso ministério, pela missão que nos foi confiada, nesse tempo especial para avançarmos na nossa espiritualidade, e assim fazer a revisão de vida e renovar nossas opções em favor de Jesus Cristo”, expressou o arcebispo.

Pastoral e Sinodalidade em destaque

O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Luís Gustavo Benzi, conduziu as temáticas pastorais que incluíram a apresentação de três importantes encontros na temática sinodal ocorridos nos meses de setembro e outubro: Encontro Sinodal da Sub-Região RP-1, Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 (AIP), Pré-assembleia Arquidiocesana 2023.

O primeiro tema tratou do Encontro Sinodal da Sub-Região RP-1, que reuniu bispos, padres, diáconos e leigos das dioceses de Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista, no Centro de Pastoral Nossa Senhora de Fátima, em Jaboticabal, e refletiu o tema: “Eclesiologia do Vaticano II: comunhão (organização da Igreja – organismos), protagonismo do leigo, clericalismo (de padres e leigos) e sinodalidade (precisam escutar e serem ouvidos)”, com a assessoria do padre João Cândido da Silva Neto (Padre Joãozinho), da Diocese de São João da Boa Vista. Padre Gustavo apresentou a dinâmica e estrutura do encontro e expôs os resultados das partilhas dos grupos na leitura das luzes, sombras e esperanças.

O segundo tema abordou a 44ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) do Regional Sul 1 da CNBB, nos dias 20 e 22 de outubro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, e que refletiu o tema: “Quais periferias reclamam nossas respostas e quais respostas daremos às periferias?”

No terceiro e último tema pastoral o coordenador de pastoral fez uma exposição da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em 28 de outubro, em Brodowski, e que reuniu 285 participantes entre padres, diáconos, seminaristas, representantes paroquiais e alunos da Escola Diaconal distribuídos em 21 grupos de trabalho. A Pré-assembleia seguiu a metodologia da Conversação Espiritual e buscou avaliar e refletir os seguintes documentos: 1) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (CNBB) e Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2019-2023); 2) Relatório da Síntese Arquidiocesana do Sínodos dos Bispos e Documento de Trabalho para a Etapa Continental (Sínodo); e 3) Para uma Igreja Sinodal em saída para as periferias: reflexões e propostas a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe (Celam).

Padre Gustavo apresentou em linhas gerais a “Síntese Arquidiocesana da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral”, resultado dos trabalhos em grupos, e que será um material importante a ser rezado e trabalhado durante o ano de 2024 nas paróquias, nas pastorais, nos movimentos e serviços arquidiocesanos, seguindo a orientação para o uso da metodologia da Conversação Espiritual.

Pastoral Presbiteral e Eleições

A parte da manhã da reunião foi finalizada com os informes da Pastoral Presbiteral fazendo um resumo das atividades realizadas em 2023, indicando as propostas para 2024, e por fim uma breve apresentação da participação no “Paulistão Presbiteral”, realizado de 25 a 28 de setembro, em Passa Quatro (MG), organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP) da CNBB Sul 1, em preparação ao 19° Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), a ser realizado em abril de 2024. Em seguida, eleição do representante, um da cidade de Ribeirão Preto e outro do interior da arquidiocese, para compor o Fraterno Auxílio Presbiteral (FAP), e em grupos por foranias houve as Eleições dos Vigários Forâneos, que posteriormente serão provisionados pelo arcebispo e integrarão o Conselho Presbiteral.

Comunicados Pastorais

No período da tarde, o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Luís Gustavo, conduziu a apresentação dos diversos comunicados pastorais, em resumo: Capacitação para Agentes da CF-2024, em 6 de janeiro de 2024; Celebração dos 20 anos da ordenação episcopal de Dom Moacir Silva; Calendário paroquial da Catequese Batismal e Matrimonial; Escola Catequética Arquidiocesana Padre Anchieta 2024; Coleta da Campanha para a Evangelização (16 e 17 de dezembro); Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, 27 e 28 de abril de 2024; VIII Romaria Arquidiocesana ao Santuário de Aparecida, 21 de setembro de 2024, às 12h; Missa Arquidiocesana no Santuário Arquidiocesana da Lapa, em Jardinópolis, em 27 de julho de 2024; Reunião dos Vigários Forâneos, em 21 de dezembro; Projeto Casa Dom Luís; Fraterno Auxílio Cristão (FAC); e Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto.

Economato: O Ecônomo da Arquidiocese, padre Pedro Luís Schiavinato, apresentou temas referentes ao serviço administrativo na arquidiocese. Os temas em geral foram: a eleição dos representantes das faixas da Equipe Arquidiocesana de Assuntos Econômicos (EPAEC); o comunicado a respeito da entrega dos balancetes e encaminhamentos sobre o Plano de Saúde.

Encerramento: Ao finalizar a reunião, após a oração e bênção, o arcebispo dom Moacir entregou aos padres e diáconos um exemplar da Agenda Arquidiocesana 2024, o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2024 e o Caderno de Aniversários do Clero 2024.

Veja também: