Clero arquidiocesano participa de reunião em Brodowski

Clero arquidiocesano participa de reunião em Brodowski

No dia 22 de setembro, das 8h às 17h, os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram na Casa Dom Luís, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo Dom Moacir Silva, para a penúltima Reunião Geral do Clero deste ano. Após a oração inicial na Capela Central, os participantes se dirigiram ao auditório, onde foi apresentada a pauta da reunião que incluiu uma série de temas pastorais e administrativos.

Palavra do Arcebispo

A primeira parte da reunião trouxe como tema a “Palavra do Arcebispo”. Dom Moacir iniciou a reflexão pontuando algumas temáticas importantes tratadas na etapa presencial da 59º Assembleia Geral dos Bispos (59 AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada de 28 de agosto a 2 de setembro, em Aparecida. Entre os temas, o arcebispo destacou: a aprovação final da tradução da terceira edição típica do missal romano; a aprovação do texto do Estudo 114 da CNBB, cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, que passará a ser um documento da CNBB, e na Arquidiocese será o subsídio a ser refletido nos encontros dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) no ano de 2023.

Ano Vocacional e Catequese Matrimonial

Outros dois temas de interesse destacados ainda pelo arcebispo foram: o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (2022-2023) e a Catequese Matrimonial. Para o primeiro tema, dom Moacir convidou o padre Alcides Pizeta Neto, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), para apresentar o calendário de atividades celebrativas do 3º Ano Vocacional, a ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, e traz o tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). O tema da “Catequese Matrimonial” foi apresentado pelo padre Luís Felipe Rodrigues da Silva, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, e esboçou a avaliação feita com os casais e agentes paroquiais da Pastoral Familiar a respeito da modalidade de preparação dos casais para o matrimônio, implementada em toda a Arquidiocese em 1º de janeiro de 2019, e que faz uso do subsídio: “Encontros de Preparação para o Matrimônio”, dos autores André e Karina Parreira.

Catequese Batismal

Na sequência dos temas, ainda no período da manhã, foi apresentada a “Carta Pastoral sobre a Catequese Batismal – Edição Ampliada em setembro de 2022” (a primeira edição da Carta Pastoral havia sido promulgada em 24 de outubro de 2021), do arcebispo dom Moacir Silva, que trata das orientações a respeito do processo de preparação de pais e padrinhos na Arquidiocese de Ribeirão Preto a ser adotado em toda a Arquidiocese a partir de 1º de janeiro de 2023. O padre Luís Gustavo Tenan Benzi, coordenador arquidiocesano de pastoral, expôs o processo de preparação dos agentes da Catequese Batismal para a nova modalidade realizado no período de abril até agosto, onde foram realizados encontro formativos por foranias com a participação de 88 paróquias, de um total de 92, e a formação de 463 catequistas. “Durante o ano de 2022 as paróquias tiveram a missão de preparar os agentes paroquiais para esta nova modalidade da Catequese Batismal inspirada no subsídio: ‘Catequese Batismal: Itinerário de Inspiração Catecumenal para Preparação de Pais e Padrinhos para o Batismo de Crianças’, publicação das Edições CNBB”, reforçou padre Gustavo.

Comunicados Pastorais

O período da manhã da reunião foi encerrado com os “Comunicados Pastorais” apresentados pelos assessores das pastorais e serviços arquidiocesanos: Associação dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Adparp); Projeto da Cáritas Arquidiocesana de Ribeirão Preto; Texto-base do Congresso Eucarístico Nacional; Rifa beneficente da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp); Projeto da Escola Catequética; Lançamento do filme “O santo de todos” (Santo Antônio Maria Claret); Programação do Mês Missionário (Pilar da Ação Missionária); VII Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida (9 de setembro de 2023, às 9h); Celebração Arquidiocesana do Dia do Nascituro (8 de outubro); e Dia Nacional da Juventude (23 de outubro).

Lançamento da Novena de Natal 2022

O período da tarde começou com a oração na Capela Central inspirada na espiritualidade da “Novena de Natal 2022”. A oração marcou a apresentação do subsídio arquidiocesano que neste ano acompanha o clima da sinodalidade e propõe um tempo de escuta e fala, um autêntico diálogo nas comunidades, primeiro na escuta de Deus a partir dos textos bíblicos e nas partilhas dos grupos de novena. Na entrada da Casa Dom Luís foi montado o estande da “Novena de Natal” e os padres e diáconos puderam fazer os pedidos e retirar os exemplares do subsídio. Foram produzidos 13 mil exemplares da novena e a aquisição dos exemplares pode ser feita diretamente no Centro Arquidiocesano de Pastoral.

Assuntos Administrativos

Após o lançamento da Novena de Natal, no auditório, os presentes puderam acompanhar as informações e orientações do economato conduzidas pelo ecônomo da Arquidiocese, padre Pedro Luís Schiavinato. Padre Pedro apresentou uma nova ferramenta a ser implementada na área administrativa da arquidiocese. Trata-se de um Sistema de Gestão de Processos (NEXT BP) a ser utilizado para otimizar as práticas administrativas e gerenciar as diversas solicitações paroquiais aos diversos setores da Cúria Metropolitana nas seguintes demandas: Abertura/Alteração/Encerramento de Conta Bancária, Compra/Venda de Veículos, Atualização de Dados Paroquiais, Inclusão/Alteração/Exclusão de Usuários no sistema Next BP. O sistema terá acesso on-line e possibilitará agilidade, otimização de processos e procedimentos administrativos, com gerenciamento do status da demanda (quantidade de processos em aberto) e dos recursos (em qual setor encontra-se o processo). Está agendado um treinamento on-line, no dia 5 de outubro, para os recepcionistas secretários(as) paroquiais. Outra informação trazida pelo padre Pedro abordou a transição do sistema gestão “Orgsystem Software” para o novo sistema “Theòs Sistemas Eclesiais”. Finalmente o Ecônomo retomou o assunto dos Planos de Saúde dos Padres. Depois de ampla discussão, decidiu-se que, por enquanto continuamos com a HapVida, até chegarmos a um maior consenso: permanecer ou migrar para outro Plano. A reunião terminou com a oração e bênção presidida por dom Moacir Silva.

Veja também:

Escala Diaconado Permanente – Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2022

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2022 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto.