Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto realiza reunião on-line

O Clero da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nos dias 10 de 11 de março, quarta e quinta-feira, com início às 9 horas, está reunido sob a presidência do arcebispo Dom Moacir Silva, para a primeira Reunião Geral do Clero deste ano de 2021. Por motivo da prevenção da covid-19 a reunião está sendo realizada em ambiente virtual. A transmissão é feita pela Rede de Transmissão Arquidiocesana em link privado no canal do Youtube.

O primeiro dia da reunião, 10 de março, começou com a oração inicial coordenada pelos padres Ivonei Adriani Burtia e Alexandre Canella Sanches, que remotamente da paróquia São João Batista, em Sertãozinho, motivaram os padres e diáconos a rezar a Hora Média e uma dezena do terço pelas vocações. Na sequência o Arcebispo Dom Moacir Silva saudou e acolheu os padres e diáconos, e o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Luís Gustavo Tenan Benzi, apresentou os temas da pauta de trabalho do primeiro dia.

Temas

A pauta da manhã do primeiro dia (10) priorizou as reflexões da caminhada pastoral da Igreja Particular de Ribeirão Preto. O primeiro tema abordado foi a reflexão do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2, 14). A temática da CFE contou com a assessoria remota do Padre Patricky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na sequência ocorreu a participação dos referenciais dos quatro Pilares (Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária) e da Comunidade Eclesial Missionária, que apresentaram os planejamentos e ações pastorais a serem implementadas neste ano de 2021 a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2019-2023). No período da tarde a reunião tratou de temas administrativos (prestação de contas e orientações administrativas) com a participação do Economato, representado pelo ecônomo Padre Pedro Schiavinato, e o contador e responsável pelo Departamento Administrativo, Pedro Faleiros.

O primeiro dia da reunião terminou com a oração, e as recomendações para a continuidade dos trabalhos do dia 11.

Veja também:

Formação Missionária: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão

O Pilar da Ação Missionária e o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizam no dia 09 de outubro (sábado), às 9 horas, a Formação Missionária on-line: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão. O encontro tem como inspiração o versículo bíblico: “Como são belos sobre o montes, os pés do mensageiro que anuncia a boa nova” (Is 52, 7).