Clero participa da segunda reunião do ano de 2023

Em 26 de setembro, na Casa Dom Luís, em Brodowski, aconteceu a segunda reunião geral do Clero de 2023 da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Padres Diocesanos, Religiosos e Diáconos Permanentes se encontraram no auditório sob a presidência do arcebispo metropolitano, dom Moacir Silva, às 8h30. Após a oração inicial conduzida pela Pastoral Presbiteral, dom Moacir iniciou o momento de reflexão e formação, conhecido como “Palavra do Arcebispo”, e trouxe uma breve abordagem sobre o espírito da Igreja sinodal e destacou a importância de ampliarmos a consciência para compreender que o ponto de partida para a sinodalidade está na raiz da dignidade batismal de todo o Povo de Deus. “A igual dignidade de todos os batizados é o ponto de partida para a tomada de consciência da sinodalidade. Todos nós aprendemos e sabemos que existe uma radical igualdade entre os batizados, mas nós levamos a sério isto no dia a dia e na nossa missão? Então vale a pena pensarmos um pouco nisso. O fundamento desta radical igualdade entre os batizados está no Vaticano II, na Lumen Gentium nos números 9 e 32”, comentou o arcebispo.

Dom Moacir ainda acrescentou que a missão evangelizadora é missão de todo o Povo de Deus: “Todos os membros do Povo de Deus são sujeitos da evangelização, e isso traz consequências para a vida e nossa missão, sem isso, sem consciência prática dessa verdade, fica muito difícil, senão impossível, caminhar em uma Igreja sinodal”.

Segundo Dom Moacir, no decreto conciliar Ad Gentes, nos números 35 e 36, também encontramos a cooperação, a consciência da responsabilidade e o dever missionário de todo o Povo de Deus. “O caminho sinodal tem como sujeito o Povo de Deus na comunhão de todos os batizados”, frisou o arcebispo.

Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral: Na sequência da pauta, o padre Luís Gustavo Tenan Benzi, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, apresentou as orientações e a metodologia da Pré-assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a ser realizada em 28 de outubro, em Brodowski. Padre Gustavo reafirmou a necessidade de todos fazerem a inscrição no link do formulário disponível no website da Arquidiocese. O coordenador de pastoral esclareceu que na pré-assembleia seguiremos a metodologia da “Conversão Espiritual”, conhecida como diálogo no espírito. A conversação espiritual guiará a dinâmica dos trabalhos da pré-assembleia, onde os participantes em pequenos grupos aplicarão a metodologia para partilhar a partir de pequenos vídeos abordando três temáticas: Diretrizes da CNBB e da Arquidiocese; o Sínodo dos Bispos e a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. A fundamentação e os passos para trabalhar o método da “Conversação Espiritual” podem ser encontrados no Instrumento de Trabalho da primeira sessão do Sínodo dos Bispos nos números 34 a 38.

Antes do primeiro intervalo da reunião foram apresentados os diversos comunicados pastorais: Exibição do documentário “Um bispo entre o povo”, comemorativo ao centenário de nascimento de Dom Miele, no dia 6 de outubro, no Auditório Meira Júnior; Orientações para os pedidos de subsídios da Campanha da Fraternidade 2024; Novena de Natal 2024; Dia Nacional da Juventude 2023; VIII Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em 21 de setembro de 2024, às 12h; Formação do Grupo de Estudos Persona; Formação da 3ª Edição do Missal Romano; Encerramento do Ano Vocacional da Igreja no Brasil, em 26 de novembro, no Santuário Senhor Bom Jesus da Lapa, em Jardinópolis; Missa comemorativa dos 20 anos da Comunidade Missionária Divina Misericórdia; Encontros Animação Bíblica da Pastoral; Associação Franz De Castro Holzwarth; Ordenações Presbiterais em 1º de dezembro; Eleições do Conselho Tutelar e Campanha da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp).

JMJ e Emaús: Na segunda parte da reunião no período da manhã, o padre Vinícius Martins Cestari, Assessor arquidiocesano do Setor Arquidiocesano da Juventude, fez uma partilha da participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e relatou a riqueza de conviver com jovens de diversos países, a esperança da renovação e dos compromissos de evangelização da juventude, e os desafios e a superação de viver pela primeira vez uma JMJ. Padre Vinícius comunicou o lançamento e início do Projeto Emaús que tem os seguintes objetivos: caminhar juntos com os nossos jovens; por meio de um caminho formativo, visando despertar lideranças e tornar a juventude cada vez mais protagonista em âmbito eclesial, esperamos dar passos mais largos no processo de rejuvenescimento da nossa Arquidiocese, proposto por Dom Moacir; pela formação e acompanhamento, desejamos auxiliar os jovens a caminharem com Cristo, estimulando sua originalidade e orientando cada jovem a viver a sua vocação, que é única.

Segundo padre Vinícius o Projeto Emaús recebeu 103 inscrições, os núcleos formativos ocorrerão em 9 turmas de trabalho em 40 encontros quinzenais: Ribeirão Preto, Sertãozinho; Pontal, Guatapará, Batatais, São Simão e Serrana/Serra Azul/Cajuru.

Nulidade Matrimonial: O padre Samuel Matias, Chanceler do Arcebispado, fez breve exposição a respeito do entendimento das fases do processo de nulidade matrimonial, e informou que o atendimento da Câmara Eclesiástica passa a ter o agendamento direto no Tribunal Interdiocesano de Ribeirão Preto.

Missa e Exposição: O encerramento do período da manhã da reunião, ocorreu na Capela Central do Seminário, onde houve a Missa e Abertura da Exposição “Enraizados na Caridade” por ocasião do centenário de nascimento de Dom Bernardo José Bueno Miele. A exposição permanecerá aberta no período de 26 de setembro a 9 de novembro, no Espaço Cultura Padre Xavier Macua Charlan, no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Assuntos do Economato: Os temas da pauta do período da tarde da reunião geral do Clero começaram com a reza da dezena do terço em prol das vocações. Em seguida o padre Pedro Luís Schiavinato moderou a apresentação dos temas administrativos. O primeiro tema abordou a questão do convênio médico e contou com a participação de representantes da Unimed Ribeirão Preto para apresentação de proposta e esclarecimentos. O segundo tema tratou de questões trabalhistas e orientações trazidas pelo advogado Pedro Henrique Chanquinie. E, o terceiro e último tema foi apresentado pelo padre Marcus Vinícius de Miranda, Reitor do Seminário Propedêutico, que apresentou a Campanha “Um dia de trabalho para o Seminário”, que visa arrecadar recursos para a reforma de uma ala do Seminário Maria Imaculada, em Brodowski.

Veja também: