Clero realiza a última reunião geral de 2022

Na quinta-feira, 1º de dezembro, das 8h30 às 13h, os padres e diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto se reuniram na Casa Dom Luís, em Brodowski, sob a presidência do arcebispo dom Moacir Silva, para a última Reunião Geral do Clero do ano de 2022. Na pauta da reunião os seguintes temas: Oração Inicial, Leitura da Ata, Palavra do Arcebispo, Pré-assembleia Arquidiocesana 2023, Assuntos do Economato e Comunicados Pastorais. Na abertura, a Pastoral Presbiteral, conduziu a oração inicial que refletiu a espiritualidade do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Na expectativa daquele que vem ao nosso encontro e na vivência, já frutuosa do 3º Ano Vocacional do Brasil, aqui nos reunimos para nossa Reunião Geral do Clero, momento de Graça, Comunhão, partilha e revigoramento da Missão”. A oração foi concluída com a reza da dezena do terço em prol das vocações.

Palavra do Arcebispo

O arcebispo dom Moacir Silva em sua reflexão fez alguns apontamentos extraídos da análise de conjuntura eclesial “Sinodalidade – mecanismos de participação – conselhos e assembleias no contexto das Igrejas particulares”, apresentada pelas teólogas Maria Inês de Castro Millen e Maria Clara Bingemer, na reunião do Conselho Permanente da CNBB, em 23 de novembro. Dom Moacir também apresentou orientações e esclarecimentos referentes as questões litúrgicas para as celebrações do sacramento da crisma nas paróquias.

Pré-assembleia arquidiocesana

O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Luís Gustavo Tenan Benzi, apresentou encaminhamentos referentes a Pré-assembleia arquidiocesana, agendada previamente para 28 de outubro de 2023. A proposta consiste em fazer uma avaliação das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2019-2023) e também oferecer contribuições para as Diretrizes da CNBB. O coordenador de pastoral acrescentou que a proposta é trabalhar três pontos: 1) Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (CNBB) e Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2019-2023); 2) Relatório da Síntese Arquidiocesana do Sínodos dos Bispos e Documento de Trabalho para a Etapa Continental (Sínodo); e 3) Para uma Igreja Sinodal em saída para as periferias: reflexões e propostas a partir da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe (Celam).

Economato

O Ecônomo da Arquidiocese, padre Pedro Luís Schiavinato, apresentou temas referentes ao serviço administrativo na arquidiocese. O primeiro tema tratou da implantação do novo sistema eclesial: “Theós Sistemas Eclesiais” que passa a ser utilizado na Cúria Metropolitana e em todas as paróquias a partir de 1º de janeiro de 2023. O ecônomo orientou a necessidade das paróquias fazerem o primeiro acesso ao sistema para cadastramento de login e senha dos usuários. Ainda informou as datas de apresentação e treinamento do novo sistema eclesial durante o mês de dezembro. Outros assuntos do economato trataram de assuntos de rotinas administrativas e do convênio médico do clero.

Comunicados Pastorais

O coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Luís Gustavo, conduziu a apresentação dos diversos comunicados pastorais: Catequese Batismal, Novena de Natal, Pastoral Presbiteral, Capacitação para Agentes da CF-2023, Ano Vocacional da Igreja no Brasil, Encontros da Animação Bíblica da Pastoral, Prestação de Contas do Fraterno Auxílio Presbiteral, Formação para o Secretários (as) Recepcionistas Paroquiais, Celebração dos 10 anos da posse de Dom Moacir Silva na Arquidiocese, Escola Catequética Arquidiocesana Padre Anchieta, Coleta da Campanha para a Evangelização (10 e 11 de dezembro); e VII Romaria Arquidiocesana ao Santuário de Aparecida (9 de setembro de 2023).

Encerramento

Ao finalizar a reunião, após a Oração do Ângelus e da bênção, o arcebispo dom Moacir entregou aos padres e diáconos um exemplar da Agenda Arquidiocesana 2023 e do Diretório da Liturgia 2023.