CNBB publica mensagem aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil por ocasião do 1º de Maio

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira, 30 de abril, a “Mensagem por ocasião do 1º de Maio de 2025”, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador. No documento, inspirado em São José Operário, na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja, a presidência da CNBB manifesta sua “solidariedade, proximidade e gratidão às trabalhadoras e aos trabalhadores, da cidade e do campo, por ocasião da Festa do 1º de Maio”.

MENSAGEM POR OCASIÃO DO 1º DE MAIO DE 2025

“Este é o verdadeiro caminho da paz.”
(Fratelli tutti, n. 127, Papa Francisco).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB, por meio de sua Presidência, inspirada em São José Operário, e iluminada pela Palavra de Deus e pela Doutrina Social da Igreja, manifesta sua solidariedade, proximidade e gratidão às trabalhadoras e aos trabalhadores, da cidade e do campo, por ocasião da Festa do dia 1º de Maio. Congratulamo-nosigualmente com os empregadores que compreenderam a lógica evangélica daquilo que propõe o Papa Francisco na “Economia de Francisco e Clara”: uma nova economia, mais justa, humana e sustentável; a centralidade da pessoa; o cuidado com a Criação; a justiça distributiva; o trabalho digno; a solidariedade entre as gerações; e a participação local.

Jesus nos ensinou a apreciar o trabalho. “Ele mesmo ‘se tornou semelhante a nós em tudo, passando a maior parte dos anos da vida sobre a terra junto de um banco de carpinteiro, dedicando-se ao trabalho manual’, na oficina de José (cf. Mt 13, 55; Mc 6, 3)” (CDSI, n. 259). O trabalho é uma dimensão fundamental da existência humana, possui uma espiritualidade, pois é participação não só na obra da Criação, mas também da Redenção. No ano em que vivenciamos a Campanha da Fraternidade sobre a Ecologia Integral, junto com o Papa Francisco, reafirmamos que o valor do trabalho está na base do cuidado com a casa comum, pois devemos trabalhar e proteger (LS, n. 124).

No Brasil, celebramos as conquistas resultantes das lutas históricas do mundo do trabalho e a queda da taxa de desemprego nesses últimos anos. Entretanto, preocupa-nos o fato de que, ainda cerca de 40% dos trabalhadores estão no mercado informal (IBGE, PNAD, 2025). Consideramos prioritário o enfrentamento de desafios, tais como: a proteção social dos trabalhadores de aplicativos; o apoio público ao associativismo cooperativo dos trabalhadores da economia informal e dos terceirizados; políticas públicas de crédito acessível ao cooperativismo rural de orientação agroecológica; o combate ao trabalho escravo e infantil; a inclusão da população migrante no mundo do trabalho; a desigualdade de renda entre mulheres e homens; o racismo presente no acesso de várias minorias aos postos de trabalho e de direção; a dificuldade da profissionalização dos mais jovens; os preconceitos contra os de mais idade no mundo do trabalho; e as dificuldades com a garantia de uma aposentadoria digna. São inúmeros desafios que não podem ser esquecidos em uma data como o 1º de Maio.

As condições de trabalho são, às vezes, degradantes. Elas desfiguram a dignidade e a qualidade de vida das pessoas. Há uma crise na saúde mental dos trabalhadores brasileiros, que exige: maior valorização das pessoas no mundo do trabalho; equilíbrio nas jornadas de trabalho; diminuição do tempo de translado entre a casa e o trabalho; melhoria do transporte público; diminuição da violência nas ruas e no próprio ambiente de trabalho; políticas de lazer e contato com a natureza no tempo livre; e estratégias de redução dos impactos emocionais sobre os trabalhadores e trabalhadoras.

São José Operário e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, sobre cada um deles, especialmente sobre você e sua família.

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – R$
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1° Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2° Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar