Coleta para os Lugares Santos: Nesta Sexta-feira Santa, doe esperança à Terra Santa

Nesta Sexta-feira Santa, doe esperança à Terra Santa

O clamor da Terra Santa por esperança ecoa nesta Sexta-feira Santa: sua doação faz a diferença

Em um momento de profunda reflexão e solidariedade, a tradicional “Coleta para a Terra Santa” ganha ainda mais urgência neste ano. A Terra Santa, berço da fé para milhões de pessoas, enfrenta desafios intensificados pela guerra, que silencia vidas, destrói lares e lugares de oração. A coleta deste ano é um clamor por ajuda para sustentar a esperança e oferecer apoio concreto àqueles que mais necessitam.

Nesta Sexta-feira Santa, a doação de cada fiel tem o poder de manter os Lugares Sagrados como faróis de esperança e de levar conforto e solidariedade às famílias da Terra Santa, profundamente marcadas pelos conflitos.

A Custódia da Terra Santa, pertencente à Ordem dos Frades Franciscanos Menores, é a guardiã desta missão. Há séculos, a Custódia preserva a memória dos locais sagrados e oferece um apoio vital às comunidades locais. No entanto, a guerra exacerbou as dificuldades enfrentadas por essas comunidades, tornando a contribuição de cada indivíduo ainda mais crucial.

“Esta terra é amada e desejada por muitos. Compete-nos a todos nós tomar conta dela, protegê-la e senti-la como nossa. Está na origem da nossa cultura, da nossa história e religião… É por isto que todos devem apoiá-la!”, enfatiza Fr. Francesco Patton, OFM, Custódio da Terra Santa. Suas palavras ressaltam a importância de união e apoio neste momento delicado.

A Coleta da Sexta-feira Santa é uma oportunidade para proteger não apenas os Lugares Santos, mas também para amparar as “pedras vivas” da Terra Santa – as famílias que lutam diariamente para reconstruir suas vidas em meio à adversidade. Ao contribuir, os fiéis se unem aos franciscanos nesta missão de levar esperança e apoio tangível àqueles que mais precisam.

Participe deste ato de fé e solidariedade. Doe na sua paróquia ou comunidade nesta Sexta-feira Santa. Sua generosidade é a resposta ao clamor da Terra Santa por esperança.

Sobre a Custódia da Terra Santa

A Custódia da Terra Santa, da Ordem dos Frades Menores Franciscanos, é encarregada pela Santa Sé desde o século XIV de cuidar dos Lugares Santos da redenção e de apoiar as comunidades cristãs locais. Através de suas atividades pastorais, educacionais, sociais e de conservação do patrimônio, a Custódia desempenha um papel fundamental na preservação da memória cristã e no apoio à população da Terra Santa.

Contato de Imprensa:
Frei Edgar Alves
Reitor do Santuário Santo Antônio – Asa Sul – Brasília-DF
Comissário da Terra Santa no Centro-Oeste do Brasil
Whats: (62) 99977-0890

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar