Coletivo Jovem

Como já amplamente noticiado por inúmeras emissoras de televisão de nossa cidade, o FAC – Fraterno Auxílio Cristão, há anos mantém parceria com um programa para capacitar e encaminhar ao mundo do trabalho anualmente, cerca de 500 jovens entre 16 e 25 anos com a parceria de várias empresas. Por alguns anos o Coletivo Jovem ficou sediado no Núcleo de Solidariedade Dom Bosco na Rua Imigrantes Japoneses, 1065 no Parque Ribeirão Preto e atualmente continua sediado no Núcleo de Solidariedade Dom Hélder, a sede do FAC, na Rua Barão do Amazonas, 881 no Centro de Ribeirão Preto.

Antes da Pandemia o curso com duração de dois meses era presencial, com entrega dos certificados ao final do curso e sendo que em torno de 30% desses jovens saiam empregados, com oportunidades inúmeras. Na atual situação, por enquanto o curso é online.
“O programa online, que tem abrangência nacional, é gratuito e oferece videoaulas curtas e objetivas durante 6 semanas. Esse formato permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado”.

“O conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo, e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão e, ao final do curso, os participantes são convidados a se cadastrarem nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores”.

Além da faixa etária, o outro requisito para participar é ter concluído o ensino médio ou estar cursando. Para fazer sua inscrição, acesse o link: .https://bit.ly/coletivodomhelder20213.
Trata-se de “oportunidades” e não simplesmente um emprego qualquer!

O Projeto Coletivo Jovem, em grande parte, é mantido pelos benfeitores do FAC – Fraterno Auxílio Cristão. Convidamos nossos jovens a se inscreverem e ocuparem uma das 500 vagas disponíveis. Qualquer dúvida basta ligar no FAC – Telefone: (16) 3237-0942 em horário comercial ou para o próprio WhatsApp do Coletivo, monitorado pelo educador Samuel: (16) 9.9192-8499 ou nas redes sociais do FAC Ribeirão Preto.

Aproveito para, em nome especialmente do Conselho Diretor do FAC, agradecer a doação anual proveniente da Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade realizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e por todas as Dioceses do Brasil. Parte da Coleta realizada em nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, graças à sensibilidade e ao zelo de nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva e da Equipe Responsável pelas Campanhas, nas pessoas do Padre André Luiz Massaro e do Diácono Permanente Francisco Ferreira Alves Neto, é destinada todos os anos ao FAC, para amenizar tantos custos que as verbas públicas não cobrem numa OSC (Organização da Sociedade Civil). O valor remetido neste ano foi de R$ 2.313,32. Seja nossa Igreja particular grandemente recompensada por tamanha generosidade!


Pe. Gilberto Kasper

[email protected]

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Veja também:

Formação Missionária: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão

O Pilar da Ação Missionária e o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizam no dia 09 de outubro (sábado), às 9 horas, a Formação Missionária on-line: COMIPA: nasce da missão e existe para a missão. O encontro tem como inspiração o versículo bíblico: “Como são belos sobre o montes, os pés do mensageiro que anuncia a boa nova” (Is 52, 7).