Com o tema: “Na velhice não me abandones” (cfr. Sal 71,9) Igreja celebra o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
“Na velhice não me abandones” (cfr. Sal 71,9)

No Domingo, 28 de julho de 2024, será celebrado o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema escolhido pelo Santo Padre, “Na velhice não me abandones” (cf. Sl 71, 9), pretende destacar como a solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos, que muitas vezes são vítimas da cultura do descarte.

No ano de preparação para o Jubileu, que o Santo Padre escolheu dedicar à oração, o tema do evento é retirado do Salmo 71, a súplica de um ancião que retraça a sua história de amizade com Deus.

Ao valorizar os dons dos avós e dos idosos e a sua contribuição para a vida da Igreja, a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos visa promover o compromisso de cada comunidade eclesial em construir laços entre as gerações e combater a solidão, cientes de que – como afirma a Escritura – “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18).

A indulgência, uma forma de a Igreja se aproximar das pessoas idosas

Por ocasião do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco concedeu uma indulgência plenária aos fiéis que participarem das missas dedicadas a esta data ou que visitarem idosos solitários.

A notícia foi divulgada pela Penitenciaria Apostólica por meio de um decreto publicado em 9 de julho, onde se lê que a Indulgência é concedida “nas condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarem nas diversas funções que se realizarão em todo o mundo.”

Além disso, para enfatizar que a visita é uma oportunidade de reconciliação e perdão, também será possível obter a indulgência ao visitar idosos sozinhos do seu bairro ou os que estão alojados em lares e instituições residenciais.

Cartaz e kit pastoral para preparar o dia 28 de julho (clique aqui)

Nesta ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibiliza um cartaz para ser impresso e partilhado nas redes sociais, que vem somar-se ao kit pastoral já publicado há algumas semanas, oferecendo um recurso adicional para ajudar as paróquias e dioceses a se prepararem para esta importante celebração.

Mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (acesse aqui)

 

Fonte: https://www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/pt.html

Veja também:

Arquidiocese realiza, em 15 de novembro, a I Sessão da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, em estilo sinodal, caminha em unidade e comunhão no processo de preparação da 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Caminhemos Juntos na I SESSÃO da 16ª. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, em 15 de novembro de 2025, das 8h às 16h, nas dependências do Seminário Maria Imaculada e Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowski.

Celebração do Jubileu dos Pobres: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5)

Com o tema: “Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus” (Sl 71,5) e o lema: “Chamados a criar novos sinais de esperança, de 10 a 16 de novembro, ocorre a nona edição da Jornada Mundial dos Pobres (JMP). O Jubileu dos Pobres ocorrerá, em 16 de novembro (33º Domingo do Tempo Comum), às 8h, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, na Casa Santa Dulce dos Pobres

Escala Diaconado Permanente: Exéquias – Mês de NOVEMBRO 2025

A Associação dos Diáconos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (ADPARP) divulga a Escala de Exéquias (Celebração Exequial nos Velórios) para o mês de NOVEMBRO de 2025 (final de semana e segunda-feira) para atendimento nos velórios de Ribeirão Preto. Este serviço faz parte do Ministério da Caridade aos que os diáconos são chamados a realizar