Comidi da Arquidiocese participa do 40° Encontro Missionário Estadual

Nos dias 02, 03 e 04 de junho, no Centro Diocesano de Formação, em Presidente Prudente (SP), aconteceu o 40º Encontro Missionário do Estado de São Paulo. A Arquidiocese de Ribeirão Preto esteve representada pelo seminarista Carlos Alexandre Barbosa (Conselho Missionário do Seminário – Comise) e Teresa de Jesus de Sousa Teixeira Bicheiro (Infância e Adolescência Missionária – IAM). A assembleia reuniu mais de 100 representantes, de 28 dioceses do Regional Sul 1, entre leigos(as), consagrados(as), seminaristas, padres e bispos, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional.

Tema

A assembleia refletiu o tema do 5° Congresso Missionário Nacional: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e contou com a assessoria do Padre Antônio Niemiec, secretário nacional das Pontifícias União Missionária (PUM), e do Padre Marcelo Dellalibera, atual coordenador do COMIRE Sul 1 e presbítero da Diocese de Catanduva. Também acompanhou a assembleia Dom José Carlos Chacorowski, bispo da Diocese de Caraguatatuba e o atual bispo referencial para Ação Missionária do Regional Sul 1.

Além dos momentos de reflexão, houve também espaço para partilha de experiências missionárias (projetos Igrejas-irmãs e projeto da missão ad gentes além-fronteiras em Moçambique), celebrações (Eucaristia e terço missionário), trabalho e grupos noite, noite cultural; tudo num clima de muita fraternidade. Na celebração de encerramento, o casal de missionários César e Rosani foram enviados para Moçambique onde o Regional Sul 1 tem um projeto de missão além-fronteiras.

Com informações: Diocese de Presidente Prudente e Regional Sul 1 da CNBB

Veja também:

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2026-2032)

A Conferência Nacional dos Bispos de Brasil – CNBB, de 15 a 24 de abril de 2026, realizou a sua 62ª Assembleia Geral Ordinária, em Aparecida (SP), junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foram dias de reflexão, de estudos, de partilha de experiências, de oração e celebrações

THE FAST: Atraídos por aquele Rosto tão amado

O dia 11 de abril ficará marcado na história da juventude da Arquidiocese. O THE FAST reuniu ao menos 1 mil jovens em um encontro que foi muito mais do que um evento: uma experiência de fé, alegria e decisão. Tudo isso ocorreu na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ribeirão Preto.